Modelo de gestão administrativa serve de exemplo para município paranaense
Uma comitiva da Prefeitura do município de Guarapuava visitou a Prefeitura de Piracicaba na sexta-feira, 26/04. Liderado pela secretária de Administração da cidade paranaense, o grupo, formado por profissionais de diversas áreas, viajou mais de 600 quilômetros para conhecer as boas práticas adotadas no município em áreas como recursos humanos, saúde e segurança do trabalho.
Recepcionada pelo secretário municipal de Administração, Erotides Gil Bosshard, a comitiva recebeu explicações gerais dos serviços de interesse, dadas pelo próprio secretário. Depois, o grupo foi dividido para conhecer in loco os departamentos responsáveis por cada um deles. "Nosso sistema de gestão de recursos humanos é integrado, o que permite respostas rápidas e segurança na elaboração de folha de pagamento e programação de férias, por exemplo", explica Bosshard. "São coisas diferentes, mas que se integram porque dependem de remuneração", completa.
Comitiva de Guarapuava foi recebida pelo secretário Erotides Gil
Denise Abreu Turco, secretária de Administração de Guarapuava, disse que a gestão adotada pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) de Piracicaba chamou sua atenção. "Queremos melhorar a qualidade dos nossos serviços, aprimorar nosso Sesmt, e por isso viemos conhecer o modelo de Piracicaba", disse. De acordo com a secretária, para a visita foram escolhidos profissionais-chave, de áreas variadas, além de recursos humanos, saúde e segurança, como controle interno, patrimônio e tecnologia da informação. O procurador-geral da cidade, Rafael Baroni, também integrou a comitiva.
Denise Abreu Turco, secretária de Administração de Guarapuava, e o secretário Erotides Gil CONTINUIDADE – A comitiva também foi recebida pelo coordenador geral do Sesmt e interlocutor do Sempem (Serviço Municipal de Perícia Médica), Rubens Censi Motta, que falou especificamente sobre os dois serviços. De acordo com Motta, o modelo de gestão que hoje serve de exemplo para Guarapuava e outros municípios, começou a ser adotado em 2005 ainda, na primeira gestão de Barjas Negri como prefeito. "Ele inclui atividades como reabilitação profissional, visando a redução da aposentação, melhorando os índices aturiais, mantendo mais estável o número de contribuintes e reduzindo o de beneficiários", explica.
Essas atividades também culminaram com a redução das doenças ocupacionais, de acidentes de trabalho e, consequentemente, de servidores afastados. "Tudo isso é possível por conta do modelo de gestão técnico-administrativo do Sesmet e Sempem, que começou em 2005 e não mudou, mesmo com a troca de vários secretários de Administração nesse período", finaliza Motta.
