Portal do Município de Piracicaba

Missão Verde Oliva tem início no Horto de Tupi

Por Comunicação Social / Publicado em 16/11/2017
Tempo de leitura: 3 minutos.

No sábado (18), às 9h, acontece o primeiro plantio do programa Missão Verde Oliva, quando serão plantadas 200 mudas de espécies nativas no Horto de Tupi em comemoração à formatura dos atiradores do Tiro de Guerra de 2017.

Criado em parceira com a Prefeitura de Piracicaba, o plantio acontece através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), numa parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, através do Instituto Florestal (Estação Experimental/Horto de Tupi) e do Tiro de Guerra. O evento contará com a presença do prefeito Barjas Negri, do secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Mentem, do subtenente Luiz Fernando Barbosa Ferreira, do diretor geral do Instituto Florestal, Luís Alberto Bucci, além de outras autoridades e lideranças locais.

O plantio contará ainda com a participação de representantes da Escola Estadual Pedro de Mello, do Distrito de Tupi, como o diretor da Thiago Franco, e um grupo de alunos.

“Através desta parceria, a Prefeitura estreita o relacionamento com o Tiro de Guerra de Piracicaba. A partir de agora, todos os atiradores que concluam seu período de treinamento terão a oportunidade de plantar uma árvore. E cada turma receberá um nome. Por exemplo, neste ano, na primeira edição do programa, o nome da Turma será Ipê Amarelo”, disse Mentem.

Plantio acontece neste sábado, no Horto de Tupi

Aberto à comunidade, o evento tem também um aspecto educativo de conscientização, ao estimular nos jovens a importância da preservação das áreas verdes.

Para este plantio, os técnicos da Sedema priorizaram a escolha de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, com grande número de frutíferas. Entre as espécies escolhidas estão: cana fístula, ingá vera, leiteiro, serne amarelo, sangra d’água, maria mole, goiaba, jenipapo, tamboril, cordia superba, pau viola, dedaleiro, araçá gigante, jatobá, marinheiro, pitanga, jerivá, cereja do rio grande, Taiúva, pau marfim, guamirim, falso barbatimão, pêssego do mato, araribá, uvaia, cambuí.

“Com mais esta parceria, através deste novo programa, acredito que estaremos contribuindo ainda mais para a melhoria da qualidade de vida da população, por meio dos benefícios trazidos com a arborização urbana. E com isso, atendemos as orientações do Prefeito Barjas Negri para que Piracicaba seja cada vez mais uma cidade sustentável”, finalizou Menten.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.