A Missa da Derrubada e Bênção dos Barcos, ontem, domingo, 09/07, abriram oficialmente a 197ª Festa do Divino de Piracicaba. O prefeito Luciano Almeida, a primeira-dama, Andréa Amelida, além do secretário de Governo e da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Carlos Beltrame, participaram do evento no largo dos Pescadores. O tradicional evento cultural religioso segue durante a semana com a parte religiosa e festiva, esta com início na quinta-feira, 13/07.

Prefeituro Luciano Almeida ajuda a carregar barco até o rio Piracicaba | Foto: CCS

A 197ª Festa do Divino, patrimônio imaterial da cidade, é realizada pela Irmandade do Divino Espírito Santo, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

O Tríduo Solene começou hoje, segunda-feira, 10/07, conduzido pelo padre Maciel e segue até quarta-feira, 12/07, sempre a partir das 20h. Antes, às 13h, nestes três dias, membros da Irmandade, um diácomo e a festeira desta edição, Elisabete Bortolin, participam da benção a casas na Rua do Porto.

Amanhã, 11/07, o Tríduo Solene é conduzido pelo padre Inácio e, na quarta-feira, 12/07, pelo padre Aramis.

Autoridades e fieis participam da benção dos barcos na Festa do Divino | Foto: CCS

RITUAL – Ontem, as autoridades participaram da missa e ajudaram a carregar os barcos que foram derrubados à margem do rio Piracicaba, onde permanecem até o Encontro das Bandeiras, que acontece no sábado, 15/07, às 16h.

Luciano Almeida, Andréa Almeida e Beltrame, além da diretora municipal de Turismo, ligada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), Alessandra Freire, também participaram da inauguração do mastro e da placa em homenagem à Festa do Divino, que ficam permanentemente no largo dos Pescadores. No local, o Monsenhor Ronaldo Aguarelli fez uma oração.

A 197ª Festa do Divino prossegue até o dia 16/07, com jantares, apresentação da Congada do Divino, Encontro das Bandeiras, queima de fogos, entre outras atividades. O momento tradicional e mais esperado pelos fiéis acontece no sábado, 15/07, quando ocorre a Procissão do Divino.

SERVIÇO – 197ª Festa do Divino de Piracicaba. Até 16/07, no largo dos Pescadores (Rua do Porto). Telefone: (19) 3434-9701.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Tríduo Solene, às 20h, com o padre Maciel

Tríduo Solene, às 20h, com o padre Inácio

Tríduo Solene, às 20h, com padre Aramis