Missa Caipira reforça fé e identidade piracicabanas
Cultura, tradição, fé e religiosidade marcam a Missa Caipira, tradicional manifestação que acontecerá neste domingo, 14/08, às 11h, no Armazém 17, do Engenho Central. Realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), a cerimônia terá a participação do Coral Sertanejo Padre Anchieta.
A Missa Caipira foi idealizada no começo da década de 1980 por Francisco Fornaziero, conhecido popularmente como Nhô Chico, compositor, poeta caipira e um dos mais importantes cururueiros do Brasil. Por sugestão de um amigo que era padre, Nhô Chico compôs cânticos religiosos e convidou violeiros e cantadores de moda caipira para ensaiá-los. Logo começaram a surgir convites para as participações em cerimônias religiosas. O convite para a Missa Caipira, realizada sempre em agosto, mês de aniversário da cidade, foi feito há quase 20 anos para o cururueiro pela Semac e a parceria continua.

LEGADO – Nhô Chico faleceu em março de 2015, aos 87 anos, e seu filho, Joaquim de Oliveira Fornaziero, o Juninho Caipira, dá continuidade ao seu legado. É ele quem está à frente do Coral Sertanejo Padre Anchieta, formado por dez pessoas, entre elas a mãe, Aparecida Fornaziero, e a irmã, Ivone Fornaziero. “É uma satisfação enorme continuar o trabalho do meu pai, que deixou sua marca na história ao falar sobre o caipira. Essa missa já foi apresentada em várias cidades e, dessa forma, levamos o nome de Piracicaba para todo o Estado de São Paulo. É uma cerimônia de tradição e fé na qual a viola dá o tom”, orgulha-se Juninho Caipira.
SERVIÇO – Missa Caipira. Domingo, 14/08, às 11h, no Armazém 17 do Parque do Engenho Central. Entrada de veículos recomendada pela ponte do Morato e, a pé, pela passarela Estaiada. O evento é gratuito.
