Portal do Município de Piracicaba

MISP promove três noites de cinema com exibições e debate gratuito

Programação de 28 a 30/05 inclui mostra temática, filme premiado e histórias sobre deslocamentos e pertencimento

Por CCS / Publicado em 27/05/2025  / Atualizado em 28/05/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
Imagem em preto e branco do filme O Cangaceiro, dirigido por Lima Barreto. Em primeiro plano, dois homens estão de pé olhando para a frente. O homem da frente usa traje típico de cangaceiro com cartucheira e lenço no pescoço, enquanto o homem ao fundo usa chapéu de couro adornado com estrelas. Ao fundo, vegetação típica do sertão e céu com nuvens.
Cena do filme O Cangaceiro, de Lima Barreto, premiado no Festival de Cannes

O Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP) realiza, entre os dias 28 e 30/05, uma programação especial de cinema com entrada gratuita. As sessões integram os projetos CineMISP e Cineteca, com apoio do MIS-SP, do programa Pontos MIS e de coletivos culturais da cidade.

Na quarta-feira, 28/05, às 19h30, a mostra temática Desejos e Sombras abre a programação com a exibição de dois curtas-metragens nacionais: Monstra do Armário, de Bruny Derotzi, e Te Amo até daqui a pouco, de Letícia Gomes e Deivid Evaristo. As obras exploram medos, afetos e subjetividades contemporâneas  LGBTQIA+ a partir da linguagem do terror. Após a sessão, haverá bate-papo com mediação de Vitória Prado.

Cena do filme Cidade Campo mostra duas mulheres em ambiente interno com pouca luz. À esquerda, uma mulher de cabelo raspado e expressão séria olha para baixo; à direita, uma mulher de cabelo cacheado curto e volumoso, com expressão de concentração, também olha para baixo. As duas estão lado a lado, com rostos próximos, lendo ou observando algo fora do quadro.
O filme Cidade Campo, que apresenta duas histórias sobre deslocamentos entre o urbano e o rural.

Na quinta-feira, 29/05, às 19h, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, o público confere o filme Cidade Campo, que apresenta duas histórias sobre deslocamentos entre o urbano e o rural. A primeira parte acompanha Joana, trabalhadora rural que, após perder sua terra natal em uma tragédia ambiental, busca recomeçar a vida em São Paulo. A segunda parte mostra o retorno ao campo de Tânia e Jaime, em uma narrativa sobre memória e pertencimento.

Encerrando a programação, na sexta-feira, 30/05, às 19h, será exibido o clássico O Cangaceiro, de Lima Barreto. O longa, premiado no Festival de Cannes, narra a história de Teodoro, líder cangaceiro dividido entre a violência e o amor, em uma reflexão sobre o sertão nordestino.

Para o coordenador do MISP, Rober Caprecci, levar o cinema a diferentes espaços da cidade fortalece o papel educativo e acessível da cultura. “O audiovisual é uma linguagem poderosa e nossa missão é conectar essas produções com o público. Integrar filmes à programação amplia a experiência e reforça o compromisso com a formação crítica da população”, destaca.

SERVIÇO – Sessões de cinema.  Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP), avenida Dr. Maurice Allain, 454 – Galpão 8A, Parque do Engenho Central; Quarta-feira, 28/05, às 19h30 – mostra Desejos e Sombras, com exibição dos curtas Monstra do Armário e Te amo até daqui a pouco, seguida de bate-papo com mediação de Vitória Prado; Sexta-feira, 30/05, às 19h – exibição do filme O Cangaceiro; Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, rua Saldanha Marinho, 333 – Centro. Quinta-feira, 29/05, às 19h – exibição do filme Cidade Campo. Entrada gratuita. Informações: (19) 3433-3674.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.