Portal do Município de Piracicaba

MISP promove três exibições do curta Meu Vizinho Tsuru, com entrada gratuita

Sessões acontecem nos dias 16, 17 e 19/01, no Museu, Lar dos Velhinhos e Estação da Paulista

Por CCS / Publicado em 15/01/2026
Tempo de leitura: 2 minutos.

O Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP) promove nos dias 16, 17 e 19/01, três exibições do curta-metragem Meu Vizinho Tsuru. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Cultura, com MISP e a Pitaco Filmes, produtora da obra. A entrada é gratuita.

A imagem mostra uma mesa de madeira com vários objetos espalhados, como se fosse um cantinho de atividades de uma criança. No centro, uma criança segura um papel com instruções desenhadas para fazer origami. Ao redor, há materiais de arte como lápis de cor, um estojo azul, e um rolo de papel laranja. Há também brinquedos como carrinhos, um urso de pelúcia com um coração, blocos de montar e um conjunto de números em cubos de madeira. Uma moldura com uma foto de um casal e uma bola verde decorativa completam a cena, sugerindo um ambiente lúdico e criativo.
A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Cultura, com MISP e a Pitaco Filmes, produtora da obra

A primeira exibição acontece amanhã, 16/01, às 19h30, no próprio MISP, dentro do Engenho Central. No sábado, 17/01, às 9h, a sessão será realizada exclusivamente para os moradores do Lar dos Velhinhos. Já na segunda-feira, dia 19/01, às 10h, o filme será exibido na Estação Idoso, espaço dentro da Estação da Paulista, também de forma exclusiva para os participantes. Após as exibições haverá bate-papo com os produtores do filme, proporcionando um momento de troca com o público sobre o filme e seus bastidores.

Meu Vizinho Tsuru conta a história de Miguel, um garoto solitário, que passa por um momento complicado em sua vida e é proibido de sair de casa em suas férias. Ele conhece seu vizinho da frente, um senhor de idade avançada, que coloca origamis em formato de tsurus no portão de sua casa. Eles passam a se corresponder através de cartas e criam uma amizade inspiradora e emocionante.

A imagem mostra um menino olhando pela janela. Ele está vestindo uma camisa azul com gola branca. A janela tem persianas azuis claras e uma grade de metal em forma de losango. O menino está posicionado no centro da janela, olhando diretamente para a câmera. A parede externa do prédio, visível à direita da janela, é amarela e tem um padrão de tijolos em relevo. Há um número "12" gravado na parede, à direita da janela. A iluminação sugere que a foto foi tirada durante o dia.
Meu Vizinho Tsuru conta a história de Miguel, um garoto solitário, que passa por um momento complicado em sua vida

SERVIÇO – Exibição do curta-metragem Meu Vizinho Tsuru. Amanhã, 16/01, às 19h30, no MISP (Armazém 8A do Engenho Central, avenida Maurice Allain, 454 – Vila Rezende); sábado, 17/01, às 9h, no Lar dos Velhinhos (exibição exclusiva); segunda-feira, 19/01, às 10h, na Estação Idoso (avenida Dr. João Conceição, 659, na Estação da Paulista).


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.