O Pontos MIS, programa de formação e difusão cultural do Estado de São Paulo, que acontece em Piracicaba por meio do MISP (Museu da Imagem e do Som de Piracicaba), divulgou parte da programação de filmes que serão exibidos este ano na cidade. O anúncio aconteceu na última terça-feira, 28/02, durante Encontro Regional dos Pontos MIS, realizado no MIS-SP (Museu da Imagem e Som), na capital paulista. O evento marcou o início do terceiro ano da parceria entre a célula piracicabana e o projeto ligado ao museu paulistano.

Andre Fonseca encerrou evento em SP com plaestra sobre pos-pandemia | Foto: Cinthia Bueno

Em março, o primeiro filme da parceria, com sessão na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, na quarta-feira, 8/03, às 19h, é Bela Vingança, de Emerald Fennell, dentro da Mostra Diretoras do Oscar, alusivo ao Dia Internacional da Mulher. Outros filmes das mostras, com sessões na cidade, são Nomadland, de Choé Zhao, e Raya e o Último Dragão, de Carlos Lopéz Estrada e Don Hall.

O diretor do MISP (Museu da Imagem e do Som de Piracicaba), Pedro Augusto Ranzani Maurano, participou do Encontro Regional dos Pontos MIS. Na ocasião, Maurano e representantes de todos os 120 municípios paulistas que participam do programa, conheceram mais atividades previstas para 2023 e aprenderam mais sobre as ferramentas de operação do Ponto MIS e seus processos.

Para este ano, Piracicaba, enquanto município ativo do programa Pontos MIS, receberá, de forma regular, sessões presenciais mensais, oficinas presenciais trimestrais, oficinas virtuais mensais, sessão on-line mensal, bate-papo de cinema mensal e orientação de desenvolvimento de curtas.

Maurano avaliou como positivo o encontro em São Paulo, o primeiro realizado de forma presencial após dois anos apenas no virtual devido à pandemia da Covid-19. Para o diretor do MISP, a população de Piracicaba terá acesso a filmes de qualidade para assistir nas sessões gratuitas que o ocorrem três vezes ao mês na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto.

Em 2023, a parceria ainda prevê ações eventuais, aquelas que ainda serão definidas quais cidades receberão, como exposição, posa de tripé e sessões itinerantes.

“A programação deste semestre está bem eclética nas temáticas das sessões cinematográficas e também uma boa quantidade de ações on-line, tanto de filmes como oficinas”, comenta Maurano. As oficinas relacionadas ao cinema e suas temáticas serão anunciadas em breve.

A parceria do MISP com o MIS também é exaltada por Maurano, que coloca o público da cidade como o grande beneficiário.

“A parceria do MISP com a Semac e projeto Pontos Mis é extremamente importante para consolidar a ação cultural do meio audiovisual na cidade. Neste encontro de 2023, feito na sede do MIS SP, tivemos uma percepção das ações ainda mais neste momento pós-pandemia, e o intercâmbio das realidades e ações culturais de cada município participante do Pontos Mis”, disse Maurano.

O encontro no MIS foi encerrado com palestra do comunicólogo André Fonseca, chamada Cultura: Públicos Pós-Pandemia, em que ele dialogou sobre formação de plateias em diversas vertentes do setor nesta retomada dos eventos presenciais.