Acontece na segunda-feira, 19/09, às 18h30, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, a oficina O Cinema Brasileiro e a Independência – Identidade e Representação, ministrada por Bruno Cucio. A atividade, destinada a profissionais e entusiastas do cinema, é gratuita e faz parte de uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), Pontos Mis e Museu da Imagem e Som Piracicaba (MISP), mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac). Há 50 vagas e os interessados devem fazer suas inscrições pelo Direct do instagram @misp_piracicaba com nome, idade, cpf e telefone.

A atividade, destinada a profissionais e entusiastas do cinema, é gratuita

O objetivo da oficina é promover a discussão sobre o cinema nacional e independência no Brasil, explorando a representação do momento histórico e a situação colonial que perpetua no subdesenvolvimento da indústria audiovisual no âmbito econômico do setor. A oficina aborda o conceito de cinema independente brasileiro em relação aos grandes estúdios produtores e as propostas estéticas do Cinema Novo, Cinema Marginal e da atualidade, que buscaram representar a identidade do Brasil e de seu povo.

Com carga horária de 4 horas, dividida entre metodologia teórica e debate, serão oferecidos ainda aos participantes os conceitos básicos da linguagem audiovisual em perspectiva com as representações audiovisuais do momento histórico da independência do Brasil e da relação intrínseca do país com Portugal.

A partir da exposição da discussão, a oficina busca elaborar o contexto político e econômico do cinema nacional para definir o conceito de cinema independente no Brasil e abordar as propostas estéticas dos anos 50, 60 e na contemporaneidade.

"Esta oficina/conversação sobre o Cinema Brasileiro e suas representatividades perante o período histórico nacional vem agregar aos profissionais e entusiastas do meio audiovisual de Piracicaba, aonde terão uma compreensão mais abrangente perante as possibilidades e dificuldades que o cinema nacional enfrentou e enfrentará para serem executados. Não podemos deixar de enaltecer que esta, entre outras ações culturais do meio audiovisual em Piracicaba, apenas são possíveis de serem realizadas pela parceria com o MIS SP e o projeto Pontos MIS", explica Pedro Maurano, diretor do Museu da Imagem e Som Piracicaba.

Bruno Cucio, que irá ministrar a oficina, é graduado pela FAAP em cinema, mestre pelo Departamento de Artes da Unesp e sócio da Travessia Filmes, atuando desde 2009 em projetos audiovisuais voltados à produção artística e à formação de novos públicos.

A oficina será ministrada por Bruno Cucio- Divulgação

PONTOS MIS – O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural em todo o Estado de São Paulo. A ideia é levar formação e difundir a cultura, em todo o Estado, por meio das cidades parceiras que recebem filmes e atividades formativas. Todas as ações têm como eixo básico a democratização da cultura e do cinema.

SERVIÇO – Oficina O Cinema Brasileiro e a Independência – Identidade e Representação, ministrada por Bruno Cucio. Segunda-feira, 19/09, às 18h30, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Gratuito. 50 vagas. Inscrições pelo Direct do instagram @misp_piracicaba com nome, idade, cpf e telefone.