Ministro Osmar Terra aborda a Primeira Infância em palestra
O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, visitou Piracicaba na tarde de ontem (27) e ministrou palestra sobre a temática 'Primeira Infância' para um público formado por técnicos da assistência social e da saúde, diretores de escola, entidades assistenciais, conselheiros municipais, vereadores, secretários municipais de Piracicaba e região, além do prefeito Barjas Negri. A palestra aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
Na abertura da solenidade, o prefeito Barjas Negri saudou o ministro, agradeceu o atendimento do convite feito por ele para falar sobre tema tão importante, explicando que Piracicaba, atenta à importância do desenvolvimento neste período da vida, tem um amplo atendimento educacional de 0 a 3 anos. “Não é por outra razão que a Prefeitura de Piracicaba se destaca na cobertura do ensino infantil no Brasil. Nós temos um dos maiores indicadores de cobertura na faixa de 0 a 03 anos”, disse Barjas.

Barjas presenteou o ministro com Medalha e Selo Comemorativo dos 250 anos de Piracicaba
Eliete Nunes, secretária municipal de Desenvolvimento Social, ressaltou a honra de receber, pela primeira vez na cidade, um ministro de Desenvolvimento Social. “Isto nos honra muito, no momento que estamos na gestão. Tenho certeza que fará parte da história da assistência social sua presença aqui. Nós assistimos sua palestra quando houve o lançamento do Criança Feliz e achamos importante trazer este conhecimento aos técnicos de Piracicaba”.
Eliete lembrou que Piracicaba já aderiu ao programa Criança Feliz, mas ainda não começou o desenvolvimento, que será feito a partir de 2018. “Nós estamos finalizando um chamamento público e vamos executar com educadores, que será um diferencial na execução”, afirmou.
Presente na solenidade, o vereador Pedro Kawai ressaltou a importância de um bom atendimento, mas também como é fundamental a troca de informações e a aquisição de conhecimento e que a palestra que ali aconteceria seria um pouco desta busca de conhecimento. “Nós estamos aqui num momento diferenciado. Nós sabemos o quanto é importante um bom atendimento, mas também como é importante a troca de informações e a aquisição de conhecimento e é isto que teremos hoje, com a presença ilustre do ministro.”

Pedro Kawai ressaltou a importância da aquisição de conhecimento para um bom atendimento
O ministro Osmar Terra falou sobre a satisfação de estar em Piracicaba a convite do prefeito que, segundo ele, “era o melhor executivo que nós tínhamos na esplanada dos Ministérios em Brasília, no final da década de 90 e início dos anos 2000”. Terra apresentou diversos dados científicos, explicou a importância de um bom desenvolvimento na primeira infância, período que, conforme explicou, “é quando o ser humano mais desenvolve suas competências e habilidades”.
O ministro frisou que um bom desenvolvimento durante a vida passa por uma primeira infância cercada dos cuidados necessários. “São nos primeiros 1.000 dias de vida que a inteligência e as diversas competências humanas se estabelecem para o resto da vida. As crianças nascem em condições semelhantes, mas o que diferencia elas é o que vai ocorrer na primeira infância pro resto da vida, para sempre”, afirmou. Terra explicou que de posse destes dados científicos, foi possível pensar políticas públicas na área e mencionou o PIM (Primeira Infância Melhor), implantado por ele quando foi secretário estadual de saúde no Rio Grande do Sul e que serviu de modelo para implantação do programa Criança Feliz. “Estas descobertas da ciência nos apontam um caminho de políticas públicas nesta área. Eu já tive uma experiência no RS com o PIM e agora nós criamos um programa em nível nacional, o Criança Feliz, para ajudar na questão das famílias mais vulneráveis, no sentido de trabalhar o desenvolvimento dos seus filhos pequenos.”

Auditório ficou lotado durante a palestra do ministro Osmar Terra
O prefeito Barjas Negri aproveitou a visita do ministro para presenteá-lo com a Medalha alusiva aos 250 anos de Piracicaba, além do Selo Comemorativo.
OSMAR TERRA: A expertise no tema primeira infância de Terra o acompanha na sua formação de médico e também na trajetória política. O ministro é especialista em Saúde Perinatal, Educação e Desenvolvimento do Bebê e mestre em Neurociência. Quando secretário estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, no período de 2003 a 2010, arquitetou e implementou o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), que se tornou política pública estadual em 2006. Como deputado, é o autor da lei 13.257/2016, que instituiu o Marco Legal da Primeira Infância. No Ministério, ele está à frente de programas como o Bolsa Família e o Criança Feliz.
CRIANÇA FELIZ: Conforme informações do sítio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o programa tem, entre os objetivos, estimular o desenvolvimento infantil na primeira infância.
Coordenado pelo MDS, o programa reúne ações nas áreas de saúde, assistência social, educação, justiça e cultura. A iniciativa tem como ponto central a visitação domiciliar.
Nas famílias que recebem o Bolsa Família, o acompanhamento vai até os três anos de idade. Já para as crianças que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o apoio se estende até os 6 anos. O programa também acompanha e orienta as mães desde a fase de gestação.
Nas visitas domiciliares semanais, as famílias recebem informações sobre como incentivar o desenvolvimento dos filhos e fortalecer os vínculos afetivos. Até o momento, 2.624 municípios aderiram à iniciativa. As visitações ocorrem em 1.371 cidades.

Eliete Nunes agradeceu a presença do ministro do Desenvolvimento Social Osmar Terra
