Portal do Município de Piracicaba

Min, relações públicas da Hyundai Piracicaba, retorna à Coreia do sul

Por Comunicação Social / Publicado em 15/02/2016
Tempo de leitura: 4 minutos.

Min Kyong Hwan, 50, retorna à Coreia do Sul depois de concluída sua missão para a implantação da unidade da Hyundai Motors Brasil em Piracicaba. Nesta segunda-feira, 15, ele esteve com o secretário de Governo, José Antônio de Godoy, para se despedir. Como recordação, recebeu uma caixa com uma garrafa de cachaça piracicabana e um livro sobre a história do Cururu em Piracicaba, de Olívio Nazareno Alleone.

Min chegou à cidade em 2010, ano de lançamento da pedra fundamental da nova fábrica. Estava acompanhado de um grupo com 14 alto executivos da matriz. Sua função era coordenar o setor de marketing, relações públicas e planejamento estratégico para a América Latina. Por isso, foi o primeiro do grupo a aprender português e a estreitar relacionamentos com a cidade, o que, segundo ele, foi uma experiência muito rica. “Nessa fase, me aproximei de Godoy e nos tornamos amigos. Passamos então a trabalhar com a equipe da prefeitura de Piracicaba”.

Para demonstrar o carinho pela cidade que o adotou, desenvolvido ao longo dos 5 anos e 3 meses em que aqui permaneceu, Min gosta de enfatizar o 'ra' do dialeto caipira ao dizer que até se tornou “piracicabano da gema”. Diz ainda que quando seus colegas perguntam sobre o município, responde que é a terra dos 3 Ps. “São 3 marcas fundamentais da cultura local e que também começam com 'p' de Piracicaba: pinga, pamonha e peixe”.

De acordo com Godoy, essa disposição e o estado de espírito brincalhão de Min tornaram-se fundamentais para facilitar o trabalho coletivo e o intercâmbio. “Porque se não fosse assim, seria muito mais complicado, já que se tratam de duas culturas muito diferentes”. Segundo o secretário de Governo, a amizade entre ambos iniciou um pouco antes de ele se fixar no país. “Foi o próprio Min que nos recepcionou quando a comitiva local esteve em Seul, na matriz da Hyundai, em 2009, para conhecer como seria a nossa estrutura de produção. “Ele nos mostrou a maquete em argila do carro que estava para ser produzido em Piracicaba e também nos ensinou a tomar soju”, disse retribuindo o mesmo carinho ao coreano.

Min recordou que a construção da fábrica de Piracicaba teve início quando a unidade da Rússia estava terminando e já tinham concluído outra nos EUA. “Esta de Piracicaba veio na sequência e tem um valor estratégico para o grupo, poque é a primeira, das 7 instaladas fora da Coreia, construída abaixo da linha do Equador”, explicou. A obra foi concluída em 2012 e produz anualmente 180 mil veículos. “Nossa meta era 150 mil. Portanto, estamos acima da meta”.

Só a Hyundai Piracicaba contratou 2,5 mil funcionários. O grupo de empresas que a compõem (Mobis, Dymos, Glovis, Hyundai Stell) empregam outros 2,5 mil, totalizando 5 mil empregos diretos. Resultado que justifica o empenho do município em trazê-la para cá. Indiretamente, são cerca de 20 mil. “Concluída e consolidada mais uma base de produção, Min reassumirá o posto de comando do setor de marketing na matriz. “Retorno com o sentimento de missão cumprida”, enfatizou. Ao ser questionado se pretende voltar ao país em passeio, foi rápido: “Vou passar o Natal deste ano aqui em Piracicaba”.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.