O Engenho Central foi palco, no último domingo (06/08), do Mexa-se – projeto promovido pela EPTV que veio pela primeira vez a Piracicaba, especialmente em comemoração aos 250 anos do município.

Segundo estimativa, cerca de quinze mil pessoas passaram pelo local no período das 10h às 18h. O evento contou com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), e Sesi, com patrocínio do Supermercados Pague Menos, Acipi, Unimed Piracicaba e Klabin.

O prefeito Barjas Negri foi representado pelo vice-prefeito e secretário municipal de Governo e Desenvolvimento Econômico, José Antônio de Godoy. Ele afirmou que foi muito importante para a cidade receber o um evento com essa magnitude. “A população piracicabana merece um evento dessa grandeza. Nossa cidade é maravilhosa e acolhedora e a população sempre prestigia os eventos”, disse.

Atividades ligadas aos cuidados com a saúde foram desenvolvidas para todos os públicos, nos barracões 9 e 10. Mães que amamentam visitaram o projeto Aconchego, idealizado pela Unimed Piracicaba. Também ocorreram outras atividades na área da saúde, como dicas com nutricionista, aferição de pressão, glicemia (2.500 exames), teste de HIV, teste oftalmológico, corte de cabelo (cerca de 800), maquiagem etc. A Selam ofereceu cama elástica; o projeto Rua da Julia levou brincandeiras para crianças com bambole, vai e vem, telefone sem fio, contadores de história, escalada, pula-pula e palhaço.

A equipe do projeto "Mosquito do Bem" esteve presente passando orientações e informações sobre a ação que foi desenvolvida com mosquitos geneticamente modificados que combatem o transmissor da Zika, dengue e chikungunya.

O ônibus da Semtre (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda), presente no espaço, orientou sobre cadastro, vagas de emprego e confeccionou carteira de trabalho.

Em dois espaços interativos, a Klabin S/A entregou lápis-semente aos adultos, que contém sementes de salsa na ponta para plantar e, posteriormente, ser consumida. Para as crianças, a Klabin entregou caixinhas papelão no formato de cofre, ônibus e casinha, feitos para pintar com giz de cera e brincar.

No palco externo, o dia foi agitado desde cedo. As atividades tiveram início às 10h com atividades físicas e aulas de Zumba. Logo em seguida foi a vez da Banda União Operária se apresentar. Às 12h, o apresentador Pedro Leonardo, do Programa Mais Caminhos da EPTV, foi a atração. O público pode fazer fotos e conversar com o apresentador que, muito simpático, atendeu todos os fãs com sorriso e simpatia.

Ormilda Florentina, moradora de Santa Teresinha, disse que o evento foi maravilhoso. “Achei ótimo, ganhei vários brindes, pude rever amigos e passar um domingo maravilhoso nesse lugar mágico que é o Engenho. Além de tudo, cuidei de minha saúde. Fiz o teste do HIV, glicemia e aferi minha pressão”, disse.

Para Jaqueline Viera, do Mario Dedini, foi um domingo muito legal. “Tenho dois filhos, uma menina de 9 anos e um bebê de um ano. As crianças adoraram." Juliana, de 9 anos, disse que amou as brincadeiras do projeto na Rua da Julia.

Uma surpresa no meio da tarde, a Companhia da Força Tática – Canil do 10 º BPMI, demonstrou três ações rotineiras dos cães policiais Haico e Aruke, ambos Belga Molinois de 7 anos, ativos na Polícia Militar. De acordo com CD PM Mauricio, a intenção foi demostrar exatamente como é importante o trabalho do cão policial. “O cão corre cerca de 40 km/hora, pela velocidade e destreza. Já o policial militar, mesmo preparado, corre no máximo 18 km/h, pois carrega armamento e a roupa”.

As atrações foram muitas. A cantora Patrícia Ribeiro chamou o público para sambar até as 13h; depois foi a vez da banda Água de Víntem. E o som continuou. À tarde foi intensa no palco externo: teve moda raiz com Fernando e Gilberto, Orquestra de Metais, Dj, e os Republicados, um verdadeiro presente para o público que curte o Pop Rock da melhor qualidade. O evento contou com praça de alimentação, exposição de carros antigos do Corpo de Bombeiros, exposição de produtos do Clube XV de Piracicaba e Exposição fotográfica “250 anos – Piracicaba através das lentes”, da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi). E para fechar com chave de ouro, a produção do evento preparou uma chuva de fogos.