A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sema), integra amanhã, 30/06, a mesa redonda O Rural Sustentável e a Regularização Ambiental. O evento acontece das 14h às 16h, no Varejão da Paulista, e encerra a programação da Simapira 2022 (Semanas Integradas de Meio Ambiente de Piracicaba).

Realizada pela Escola do Legislativo, da Câmara Municipal, com apoio também do projeto Corredor Caipira, a mesa redonda vai discutir temas como o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), compensação ambiental e reflorestamento na Zona Rural. As facilitadoras serão Evelise Moncaio Moda, Luciana Cavalcante Pereira, Silvia Morales e Zenilda Ledo dos Santos.

Evelise, que é engenheira agrônoma da Sema, vai abordar o tema do PSA. “O PSA é um programa que remunera produtores rurais que mantêm e preservam matas, cursos d’água, nascentes, cuidam do saneamento e conservação do solo”, explica.

O PSA contempla áreas localizadas próximas a quatro microbacias da cidade, sendo: Ribeirão dos Marins, Ribeirão Congonhal, Ribeirão Paredão Vermelho e Córrego Tamandupá.

“Também vamos dialogar sobre o programa de compensação ambiental, que é desenvolvido pela Sema em parceira com a Esalq/USP, por meio do GeoLab. Essa é uma ação que visa identificar proprietários que têm passivos ambientais para projetos de reflorestamento e ativos florestais”, completa.

Somente pode participar do evento quem previamente se inscreveu para a mesa redonda.