A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), promove durante o mês de outubro, em alusão ao Dia Nacional do Idoso, celebrado no dia 1º/10, programação especial para os usuários da terceira idade, atendidos nos serviços executados pela Smads, em parceria com as organizações da sociedade civil.

Amanhã, terça-feira, dia 04/10, às 9h30, a Estação Idoso oferece aos usuários e interessados, palestra sobre câncer de mama, com Carla Bakhos Milani, enfermeira coordenadora da Oncologia do Hospital dos Fornecedores de Cana. No mesmo dia, a partir das 14h, será a vez dos idosos do Centro Dia do Idoso que participarão da oficina cultural do grupo Rádio Comida, onde o público escolhe o “cardápio”, ou melhor, o repertório da comédia musical.

Nos dias 06, 13, 14, 19, 20 e 27/10, sempre às 9h, os idosos da Estação Idoso participam de roda de conversa com grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – Gerações dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), unidades Jardim São Paulo, Piracicamirim, Mário Dedini, São José, Vila Sônia e Novo Horizonte, sobre o fechamento do projeto Colcha de Retalhos realizado nos últimos dois meses, com mais de 300 idosos.

Na sexta-feira, dia 07/10, às 14h, acontece a apresentação de Fiofhó, no embalo do carimbó, para os idosos do Centro Dia do Idoso.

Para a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Euclidia Fioravante, o cuidado com a pessoa idosa vai da prevenção até a superação de casos de violação de direitos. “É importante que, através de políticas públicas seja possível garantir aos idosos, um envelhecimento saudável. Os serviços realizados no município, em parceria com as organizações da sociedade civil, permitem que essa população tenha a oportunidade de progredir, seja por meio de acolhida, escuta e orientação familiar; ou atividades físicas, lúdicas, artesanais e culturais que promovem a sua autonomia e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários”, explica.

Idosos atendidos no Centro Dia do Idoso

SERVIÇOS – A Smads atende pessoas idosas por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV-Gerações), executado em parceria com o Centro Social de Assistência e Cultura da Paróquia São José (Cesac) e realizado a partir de grupos formados nos territórios dos Cras, visando o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos e na prevenção de situações de risco social.

Idosos atendidos na Estação Idoso

O SCFV também é realizado na Estação Idoso em parceria com Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria (Afascom), onde visa beneficiar a população da melhor idade por meio da oferta de atividades físicas, de artesanato, culturais e de lazer, além de possibilitar a convivência e a troca de experiências. O Centro Dia do Idoso, também executado em parceria com a Afascom, oferece um espaço de convivência para pessoas idosas que tiveram suas limitações agravadas por violação de direitos ou cujas famílias não tenham condições de prover os cuidados necessários durante o dia ou parte dele. A rotina do serviço inclui atividades físicas adequadas, atividades lúdicas, artesanais e culturais, alimentação, cuidados com higiene, acolhida, escuta e orientação familiar dos atendidos e de suas famílias.

Idosos atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, território do Cras São José