Portal do Município de Piracicaba

Mercado Municipal: prefeito Helinho Zanatta se reúne com permissionários afetados por incêndio

Encontro aconteceu na Acipi e teve como propósito alinhar possibilidades para retomada dos trabalhos dos comerciantes

Por CCS / Publicado em 28/07/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
O homem está em pé em um palco, de frente para uma audiência. Ele está vestindo uma camisa xadrez azul e jeans. Suas mãos estão juntas na frente dele. Ele parece estar falando com a audiência. O palco tem um chão de madeira e uma parede branca ao fundo. Há um logotipo "ACPI" na parede, juntamente com as letras "ACPI" em metal prateado. Há quatro cadeiras de escritório giratórias em frente à parede, com mesas laterais entre elas. Há também um projetor e caixas de som no teto. A audiência está sentada em cadeiras em frente ao palco. Eles parecem estar prestando atenção ao homem no palco. A imagem está bem iluminada e o foco está no palestrante.
Helinho Zanatta destacou que está avaliando, em conjunto com a Associação de Comerciantes, as melhores medidas para atender os permissionários

O prefeito Helinho Zanatta se reuniu na tarde de hoje, 28/07, com os permissionários que foram afetados com a perda de seus estabelecimentos, após o incêndio que atingiu o Mercado Municipal de Piracicaba na última quarta-feira, 23/07. A reunião aconteceu no auditório da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba).

A imagem mostra uma plateia sentada em cadeiras em uma sala de conferências. A maioria das pessoas está olhando para a frente, em direção a um palco ou tela. A sala parece ter um design moderno, com assentos em tons de verde e azul, e paredes de madeira clara. Há uma pessoa em pé no palco, aparentemente apresentando algo. A iluminação é suave, criando uma atmosfera propícia para uma apresentação ou palestra. A plateia é composta por pessoas de diferentes idades e gêneros, vestidas casualmente.
Prefeito e secretários se reuniram com os permissionários afetados pelo incêndio que acometeu o Mercado Municipal

O incêndio comprometeu cerca de 25% da estrutura do prédio e afetou diretamente 19 boxes, deixando comerciantes sem espaço físico para trabalhar. Diante da gravidade da situação, a Prefeitura vem articulando medidas emergenciais para mitigar os prejuízos e garantir apoio aos permissionários.

A gestão do espaço é feita por meio de parceria público-privada entre a Prefeitura e a Associação de Comerciantes do Mercado Municipal.

“Em comum acordo com a Associação, estamos avaliando a possibilidade de instalar uma estrutura provisória no bolsão de estacionamento do Mercado Municipal. A proposta busca garantir que os permissionários possam retomar o trabalho o quanto antes. No entanto, é preciso fazer um levantamento completo das necessidades, desde a parte estrutural até os pontos de instalação e logística. Também conversamos sobre a possibilidade de os permissionários terem acesso a financiamentos estaduais a juros baixos para comprar novos equipamentos e criar estoque. Mas tudo isso será definido com cautela e em diálogo constante com os envolvidos”, explicou o prefeito Helinho Zanatta

Além disso, o prefeito também destacou que a Prefeitura se reuniu com o Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural), com o propósito de aprovar a liberação para reconstrução do Mercadão. “Importante destacar que todas as nossas secretarias estão disponíveis e participarão de todo o processo de retomada, em especial a Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, que vai acompanhar a reforma do prédio”, completou Helinho.
A Associação destacou que está em alinhamento com os comerciantes e a Prefeitura de Piracicaba, a fim de garantir as melhores soluções para todos. O Mercado Municipal conta com seguro, contratado pela Associação de Comerciantes, que será responsável pela condução do processo de reconstrução do prédio danificado.

Estiveram presentes na reunião, representantes das secretarias de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos; Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; Trabalho, Emprego e Renda; Turismo e Segurança Pública, Trânsito e Transportes.

FUNCIONAMENTO – A parte preservada do Mercado Municipal está funcionando normalmente desde sexta-feira, em seus horários habituais: de segunda a sexta-feira, das 6h às 17h30; aos sábados das 6h às 13h; e aos domingos e feriados das 6h às 12h.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.