Mais de 400 currículos foram entregues durante a feira de empregabilidade que aconteceu no Varejão do Parque dos Eucaliptos, ontem, quinta-feira, dia 14/12. A iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), por meio da Coordenadoria de Inclusão Produtiva e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jardim São Paulo, contou com a parceria do Coletivo Afro Black, para a oferta de mais de 150 vagas de trabalho ofertadas por empresas parceiras. O evento foi resultado das oficinas Mundo do Trabalho, realizadas com famílias do território do Cras.
Ayala dos Santos, 22 anos, é moradora do Santo Antônio e marcou presença na feira. “Achei muito positiva essa feira aqui no bairro, facilitou o acesso. Estou desempregada há três meses e à procura de uma nova oportunidade de emprego; quem sabe encontro uma vaga como auxiliar de cozinha e limpeza ou produção”, comentou.
O objetivo da feira foi proporcionar de forma descentralizada, prioritariamente às pessoas atendidas pelo Cras e pessoas com deficiência, oportunidade de emprego e orientações sobre empreendedorismo ao público vulnerável, atendido pela Política de Assistência Social.
Patrícia Mayara Pereira, do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), atendeu várias pessoas durante o evento e explicou sobre a participação do polo. “Atendi algumas pessoas com deficiência aqui, com formação e em busca de uma oportunidade. Além de orientar, fiz a captação dos currículos para encaminhar às empresas parceiras do polo, que possuem vagas para pessoas com deficiência. Essa é uma forma de trazer o nosso trabalho para perto das pessoas”, completou.
Morador de Santa Terezinha, Marcelo dos Santos, 48 anos, agarrou a oportunidade e entregou o currículo a todas as empresas presentes. “Voltei a estudar e estou em busca de oportunidade. Essa ação é importante, principalmente para pessoas que muitas vezes perde o emprego e não tem condições de buscar a vaga de emprego em bairros mais distantes; essa ação facilitou muito o nosso acesso”.
Outras pessoas, como Patrícia de Jesus Almeida, 30 anos, e Lucas Rebouças, 32 anos, também passaram pela feira e ficaram satisfeitos com a ação no bairro. “Trabalho há um ano como freelancer, mas hoje estou em busca de uma vaga de estágio em Engenharia Mecânica. A localização da feira ficou acessível para as pessoas que moram próximo ao território do Cras Jardim São Paulo”, pontuou.
Além dos currículos entregues diretamente aos representantes das empresas, outros serão encaminhados pelo Coletivo Afro Black, que trabalha com a captação e orientação de processos seletivos.
O evento contou com a participação de empresas, como: Afro Black, Diverspira e Asantos RH, Unimil Indústria e Comércio de Peças de Máquinas Agrícolas Ltda., Cataguá Construtora, Coplacana, Friuna Alimentos Ltda., além da Seletiva RH, Sebrae, CIEE e Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI).