Mercadìn di Nadàl, na 15ª edição, acontece neste fim de semana, no Engenho Central
Mercadìn di Nadàl, na 15ª edição, acontece neste fim de semana, no Engenho Central

As colônias trentino-tirolesas de Santana e Santa Olímpia trazem a partir de amanhã, 2/12, no Armazém 14 do Engenho Central, o 15º Mercadìn di Nadàl, inspirado nos mercados natalinos europeus, com muitas peças relacionadas ao natal e seus símbolos. Neste sábado, assim como no próximo, dia 9/12, o evento acontecerá das 10h às 20h. Já no domingo, 3/12, e nos dias 8 e 10/12, será das 10 às 17h. A entrada é gratuita.

A realização é das associações de moradores de Santa Olímpia e de Santana, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

O evento tem como objetivos manter preservada a cultura, a tradição e a união das comunidades, expondo os talentos locais, mantendo o simbolismo do Natal e o artesanato típico. Os produtos passam por uma criteriosa seleção antes da exposição, somente sendo permitido peças produzidas nas comunidades, que remetam à cultura da imigração, como geleias artesanais de frutas colhidas no bairro, licores, vinhos, presépios, entre outros. Uma novidade nesta edição é o vinho de laranja e o chopp artesanal.

O Mercadìn di Nadàl remonta ao século XIV. Durante o período de Natal, artesãos vendiam artigos natalinos para relembrarem o nascimento do Menino Jesus e festejarem São Nicolau. A tradição dos mercadinhos de Natal se popularizou nos Alpes e na região de Trento a partir de 1993. Hoje é uma tradição que atrai anualmente milhares de turistas, sendo tudo repleto de simbolismo para lembrar o nascimento de Jesus, desde os enfeites até o artesanato típico, num ambiente envolvente, repleto de paz, harmonia, esperança e alegria.

SERVIÇO – 15º Mercadìn di Nadàl, dias 2 e 9/12, das 10h às 20h, e dias 3, 8 e 10/12, das 10 às 17h, no Armazém 14 do Engenho Central. Avenida Maurice Allain, 454. Entrada gratuita.