A Simapira tem o objetivo de otimizar esforços, mobilizar pessoas e fortalecer reflexões sobre as questões socioambientais

Com apoio da Prefeitura, a Simapira realiza amanhã, 05/06, cinco atividades, abertas ao público, com temáticas diferentes. Serão três oficinas, uma palestra e a entrega do prêmio Chico Mendes.

No Centro de Vivências Luiz Hirata, na Esalq, o Gepem (Grupo de Estudos e Pesquisas em Ecologia e Manejo de Florestas Tropicais ), em conjunto com o Projeto Ybirá (USP Recicla), realiza, das 14h às 16h, a segunda edição da Oficina descARTES: significando elementos da natureza. A participação é aberta, gratuita, mas necessita inscrição, que pode ser feita em https://forms.gle/Z72qhcfhwn8PJcaJ8 . A atividade objetiva o aproveitamento de resíduos florestais, de resíduos de processamento e de produtos florestais não madeireiros para a produção de arte e significação.

Ja no Sesc Piracicaba, acontecem duas edições de oficina de confecção de tintas. A primeira, das 14h às 17h, com tema Cores da Cozinha, e a segunda, das 19h às 22h, com o tema Cores da Floresta. Para ambas as atividades, é necessário se cadastrar pelo portal https://www.sescsp.org.br/unidades/piracicaba/.

Das 19h às 20h30, a Câmara Municipal recebe o prêmio Chico Mendes, com realização do Mandato Coletivo A Cidade é Sua. A atividade não necessita de inscrição.

Por fim, das 19h30 às 22h30, no salão nobre da EEP/Fumep, Warwick Manfrinato ministra palestra sobre Créditos de Carbono. A participação também é livre, sem necessidade de inscrição prévia.

A Simapira tem o objetivo de otimizar esforços, mobilizar pessoas e fortalecer reflexões e práticas sobre as questões socioambientais locais e globais. É idealizada por mais de 20 instituições, sendo: Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba (Simap) – Núcleo de Educação Ambiental, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Programa Saúde da Família; Fundação Florestal; Instituto de Pesquisas Ambientais; Grupos e Programas do campus Luiz de Queiroz (Esalq/USP); Escola Estadual Luciano Guidotti; GMEA; Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente; Comissão Municipal de Mudanças Climáticas; Conselho Municipal de Segurança Alimentar; Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep); Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP); Simespi; Imaflora; Instituto CLQ; Casa do Hip Hop; Corredor Caipira; Pastoral da Ecologia Integral da Diocese de Piracicaba; e Mandato Coletivo a Cidade é Sua.

A programação completa pode ser acessada em: https://x.gd/eBYsD.