Com início no dia 26/01, terça-feira, o projeto de educação ambiental Revira pretende dar uma guinada na forma como os moradores de quatro bairros do município destinam seus resíduos sólidos. A primeira etapa dos trabalhos será desenvolvida nos bairros Monte Líbano, Novo Horizonte, Jardim Itapuã e Vila Cristina.

O trabalho, de porta em porta, será realizado pelos profissionais da empresa ASD Treinamentos, contratada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (Sedema) para desenvolver as atividades. Eles irão de porta em porta para orientar e sensibilizar os moradores de que é preciso colaborar com a melhoria da destinação dos resíduos.

“Os benefícios, a médio e longo prazo, são estimular os moradores a repensarem seus hábitos, a internalizarem em suas rotinas, práticas mais sustentáveis em relação ao consumo de descartáveis, ao destino de materiais recicláveis e orgânicos e, por meio de ações que estimulem o pertencimento, que os moradores possam conservar melhor seus bairros e a reduzirem o descarte irregular”, explica Elizabeth Nunes, bióloga do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), da Sedema.

O coordenador de projetos da empresa ASD, Filipe Salvetti, explica: “Mapeamos os pontos de descarte irregular nos quatro bairros, entrevistamos moradores e profissionais que atuam nos bairros e montamos um diagnóstico socioambiental participativo e elaboramos um plano de ação com atividades informativas e utilização de meios de comunicação como rádio, jornal e carro de som”, explicou.

Ainda segundo Salvetti, na etapa seguinte teremos encontros com os moradores dos bairros, visitas à cooperativa Reciclador Solidário e outros locais que trabalham com resíduos sólidos aqui em Piracicaba. E, por fim, faremos ações em conjunto com os habitantes. “Nosso objetivo é informar sobre os serviços da coleta oficial: lixo comum, recicláveis, Catacacareco, ecoponto, compostagem e outras formas de destinação de resíduos”, disse.

DIAGNÓSTICO E ETAPAS – Os bairros contemplados para as primeiras ações do projeto foram definidos por apresentarem pontos viciados no descarte de lixo e entulhos. Após o diagnóstico dos bairros, as equipes realizaram as visitas de observação e foram localizados diversos pontos de descarte irregular, principalmente em terrenos baldios e na beira do Córrego do Enxofre, que atravessa esses quatro bairros. Também foram realizadas entrevistas com moradores, que levantaram necessidades e potencialidades dos bairros.

O projeto apresenta três etapas: Informativa, que será realizada de janeiro a março; Formativa, será feita de março a maio e contará com duas atividades realizadas nos centros comunitários e escolas da região, e Intervenção, que acontecerá durante o mês de junho, com atividades práticas para os moradores colocarem literalmente a “mão na massa”, uma forma dos moradores cuidarem do espaço público, comum a todos.

Para divulgar as atividades do projeto, a empresa criou canais de comunicação nas as redes sociais, Facebook:@revira.ambiental e Instagram: @revira.ea