Neste sábado, 27/11, a ação para aplicar a 2ª dose da vacina contra Covid-19 em pessoas que estão em atraso para recebê-la será intensificada. A população que se enquadra neste caso poderá receber a 2ª dose nas unidades CRAB Vila Rezende e UBS Vila Independência, das 8h às 15h. A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza ação nesse sentido desde junho, com objetivo de que as pessoas completem o calendário vacinal contra Covid-19. A intensificação neste sábado ocorre no contexto da Megacampanha de Vacinação que o Ministério da Saúde realiza nesta semana.
Estar em atraso para receber a 2ª dose significa ter tomado a 1ª dose da vacina CoronaVac/Butantan há mais de 28 dias; da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz há mais de oito semanas; da Pfizer (pessoas com 18 anos ou mais) há mais de 21 dias; e da Pfizer (adolescentes entre 12 e 17 anos) há mais de oito semanas.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, cerca de 18 mil pessoas estão em atraso para receber a 2ª dose da vacina contra Covid-19 no município. O secretário de Saúde, Filemon Silvano, lembra que recentemente ocorreu a redução dos intervalos entre a 1ª e 2ª doses das vacinas AstraZeneca e Pfizer. “Por isso todos precisam verificar se, com a antecipação da 2ª dose dessas vacinas, já estão até mesmo atrasados para receber essa dose que é essencial para que a gente continue com bons índices, como baixa ocupação de UTI/Covid, menos casos e óbitos pela Covid-19”, enfatiza Filemon.
ATENÇÃO BÁSICA – As unidades da Atenção Básica do município também estão intensificando a orientação diretamente com a população sobre a importância de completar o calendário vacinal da Covid-19, ou seja, receber também a 2ª dose.
Nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), CRABs (Centros de Referências da Atenção Básica) e USFs (Unidades de Saúde da Família), a equipe, em contato com o paciente, o questiona se já recebeu a 2ª dose e, caso ainda não tenha, o lembra de ficar atento ao intervalo das doses. Se o paciente estiver em atraso, é orientado que pode receber a 2ª dose aos sábados sem agendamento ou fazer o agendamento no site VacinaPira. Nas USFs, os agentes de saúde que percorrem os bairros também fazem esse reforço da importância de tomar a 2ª dose nas visitas às residências.