Médicos da Atenção Básica estão sendo capacitados para atender pacientes com Alzheimer
Médicos de família, generalistas e clínicos da Rede de Atenção Básica – que trabalham nos CRABs, UBSs e USFs – iniciaram hoje (26/11) processo de capacitação para atendimento de pacientes com demência (Alzheimer), seguindo Portaria Conjunta 13, de novembro de 2017, do Ministério da Saúde. O curso será ofertado também no dia 29/11 e vai abranger todos os profissionais da rede.
Com a formação, os médicos da atenção primária estarão habilitados a atender pacientes com a doença, que até então só eram avaliados e medicados por especialistas em neurologia, geriatria e psiquiatria. Para o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, a Portaria amplia a cobertura aos idosos, que são o público mais sensível ao problema. “Não deixa de ser uma maneira eficaz de democratizar o acesso desse público à nossa rede”, observou.
As palestras estão sendo proferidas por profissionais da área, sob a coordenação da Associação Brasileria de Alzheimer (Abraz) – Regional Piracicaba. São eles: Lívia Baltieri, diretora da Abraz em Piracicaba e Tibor Perroco, psicogeriatra.
De acordo com, Lívi Baltieri, Piracicaba é um dos 8 municípios do Estado que estão tendo esta oportunidade. “O Ministério da Saúde preconiza que o atendimento aos pacientes com demência seja feito por psiquiatras, neurologistas e geriatras. Ou por médicos que estão tendo esta campacitação”.

