O médico plantonista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Secretaria de Saúde, Deives Dias de Oliveira realizou, na tarde de ontem, um parto por telefone, após ser acionado pelo 192.

O médico, que é responsável pelo setor de urgência e emergência do Samu, conta que recebeu o chamado pela filha da gestante, que também está grávida, dizendo que a mãe sentia muitas contrações e já era possível ver a cabeça do bebê. Deives fez as orientações necessárias, mas explica que foi tudo muito rápido.

“Já que eles conseguiram tirar a criança, pedi que assoprassem o nariz a boca da criança, e verificassem se o cordão não estava entrelaçado ao pescoço. Logo depois, já foi possível ouvir o choro do bebê”, disse Deives.

A equipe foi até a residência para concluir o atendimento. Oliveira estava acompanhado do enfermeiro Edgar de Freitas e do motorista Edson Rodrigues da Silva. A equipe do Samu levou mãe e filho até a maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba.

Gustavo Bertolino nasceu com 2.465 quilos e 48 centímetros, e é o sexto filho de Izabel Cristina M. Bertolino, 36. Os dois passam bem e estava previsto que tivessem alta ainda hoje.