Os últimos anos da graduação de medicina da saltinhense Helen Furlan, na FMRP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto), foram impactantes o bastante para que ela precisasse externar tantas emoções em textos confessionais, com intuito de compartilhar experiências da profissão de médica psiquiátrica com seus pares e também com o público em geral. Estas produções estão no livro Primeiros Contatos, que Helen lança amanhã, 15/04, às 10h, em evento gratuito à população, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, um equipamento mantido pela Prefeitura de Piracicaba por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).
Primeiros Contatos é a primeira experiência literária de Helen Furlan | Foto: Divulgação
Esta é a primeira experiência literária de Helen. Ela conta que os textos em Primeiros Contatos foram escritos durante os dois últimos anos do curso.
“Foi o período do internato e estágio, quando entramos em contato com o paciente. É um período que gera uma certa angústia natural, às vezes até um sentimento de impotência pessoal, enfim, um período delicado do curso. Comecei a escrever por conta desta dificuldade de lidar com sobrecarga emocional”, conta a autora.
Segundo Helen, o livro busca trazer um ar de humanidade da medicina, tanto para pacientes como para médicos, estudantes de medicina e todas as pessoas interessadas no tema.
São textos em que a médica compartilha casos que a emocionou. “Tem contos que falam do enfrentamento da velhice, casos que falam de saúde mental, que é minha área, e a dificuldade de lidar com questões do intelecto. Tem, ainda, textos sobre relação de pais e filhos durante um tratamento”, ela revela.
SERVIÇO – Lançamento do livro Primeiros Contatos, de Helen Furlan. Amanhã, 15/04, às 10h. Classificação livre. Entrada gratuita. Na rua Saldanha Marinho, 333. Mais informações: (19) 3433-3674.