Cadastro deve ser realizado na unidade mais próxima; prazo se encerra dia 31/10

A Prefeitura de Piracicaba dá início às inscrições oficiais para a Educação Infantil e Pré-escola, que poderão ser feitas entre os dias 2 e 31 de outubro, em todas as escolas municipais de educação infantil. O horário de atendimento é das 8h às 16h.

Apenas concorrerão à vaga as crianças da faixa etária de 0 a 3 anos, etapa destinada a creche, ficando as crianças de 4 e 5 anos com matrícula garantida. Ação essa amparada pela Lei 12. 796, que ajusta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) à Emenda Constitucional 59, que tornou obrigatória a oferta gratuita de educação básica a partir dos 4 anos.

Toda criança com 4 ou 5 anos completos ou a completar até 31 de março de 2018 e que ainda está fora da escola, deverá realizar seu cadastramento em escola de educação infantil municipal mais próxima de sua residência. Aqueles que já estão matriculados em escolas da rede estão dispensados da inscrição.

É necessário que sejam apresentados a certidão de nascimento da criança; cartão do Posto de Saúde onde a criança está cadastrada; Cartão de saúde; CPF e RG dos pais ou responsáveis; comprovante de residência (água ou luz). Para inscrição de educação infantil e/ou vaga integral, acrescenta-se comprovante de trabalho dos pais (carteira de trabalho ou declaração com firma reconhecida) e comprovante de renda (holerite). A inscrição poderá ser feita somente em uma única escola municipal.

Instrumentalização – Hoje, 29/09, nos períodos da manhã e tarde, a responsável pelo Setor de Planejamento da Secretaria de Educação, Nély Guidolin, deu orientações aos supervisores, diretores e escriturários das 89 escolas da rede municipal a respeito das inscrições oficiais. As orientações incluem, por exemplo, os procedimentos para a realização da inscrição, as regras e normas, os documentos necessários.

Além disso, os educadores ficam cientes dos dados gerais da educação no município, bem como o número do atual atendimento, número de escolas e alunos.

Fotos: Fernanda Schmidt

Nély Guidolin durante as orientações aos educadores da educação infantil