O secretário Especial da Cultura (Secult), Mário Frias, visitou o Parque do Engenho Central, na tarde de ontem, 15/03, para conhecer o projeto do Engenho da Memória. Frias foi recebido pelo prefeito Luciano Almeida, pelo secretário da Ação Cultural, Adolpho Queiroz, e pelos vereadores Laércio Trevisan Jr. e Fabrício Polezi, que intermediou a visita.
Mário Frias, secretário Especial da Cultura, visita Piracicaba
No início de fevereiro, Queiroz se encontrou com Mário Frias e solicitou a liberação de R$ 5 milhões para o projeto. O Engenho da Memória será composto pela Biblioteca Municipal, pelo Salão Internacional de Humor de Piracicaba (SIHP), pelo Museu da Imagem e do Som (Misp), por um café e por um arquivo histórico municipal para abrigar jornais e documentos que preservam a memória da cidade. Para isso foi reservado o barracão 14b, com cerca de 1.580 m2, localizado no Engenho Central.
Frias conheceu o complexo do Parque do Engenho Central e foi apresentado também ao projeto da Nova Pinacoteca para Todos, espaço que visa proporcionar novas experiências aos visitantes e maior visibilidade aos artistas, com acessibilidade e valorização do patrimônio histórico e cultural.
"Estou impactado com tudo que vi. No que depender de mim e da Secretaria da Cultura, saibam que não mediremos esforços para ajudar, no tocante ao novo projeto do Engenho, que os piracicabanos merecem", disse Frias.
O vereador Laércio Trevisan disse que ficou feliz com a presença do secretário Especial da Cultural em Piracicaba. "Como presidente do PL em Piracicaba e como vereador eu fico muito contente e satisfeito com a presença do secretário Especial da Cultura do governo federal, Mário Frias. A vinda dele para Piracicaba para conhecer o complexo do Engenho Central e a importância de se concretizar uma parceria com o governo federal para a reforma e implantação de projetos culturais no município são muito importantes", disse.
Laercio Trevisan Jr, Mario Frias, Fabricio Polezi e Adolpho Queiroz
"Ficamos muito honrados com essa visita e suporte. O secretário Especial da Cultura pôde conhecer o projeto desse polo cultural que, com certeza, será um dos maiores do Estado de São Paulo. Essa nova Administração está trazendo uma transformação que anda alinhada com a transformação que o secretário está trazendo à cultura nacional", pontuou Polezi.
"É muito importante que ele tenha nos visitado e que tenha sentido o potencial cultural do nosso município. Isso nos dá uma perspectiva muito positiva sobre os próximos anos", enfatizou o secretário Adolpho Queiroz.