Maria Sai da Lata será aberta amanhã, 1º/09, no Museu Prudente de Moraes
O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes sedia a exposição Maria Sai da Lata, de Maria Luziano, mais uma mostra paralela do 43º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que será aberta amanhã, 1º/09, às 19h30, e poderá ser vista até o dia 9 de outubro, com entrada gratuita. O 43º Salão Internacional de Humor é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e CEDHU (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba).
Em sua primeira exposição individual, a artista e design gráfica Maria Luziano reúne cerca de 50 ilustrações digitais, produzidas desde o início de sua carreira. "As ilustrações são cheias de cores, inspiradas em ícones da arte, do cinema, da música e da cultura pop, como Adele, Frida Kahlo, Monalisa, Malala, Amy Winehouse, além das tirinhas cômicas da minha personagem Maria Sai da Lata, que dá nome à mostra, a qual surgiu como forma de compartilhar fatos do cotidiano, coisas do universo feminino, desafios e conflitos com alto astral e uma pitadinha de mau humor", conta Maria.
Com seu jeito autêntico, Maria Sai da Lata já conquistou mais de 18.000 seguidores no Instagram. "O nome da exposição, além de ser o nome da página, é propício e bem-simbólico para a mostra de modo geral. Maria Sai da Lata sai da frente do computador e mostra sua arte, pela primeira vez, em uma exposição individual", comenta a artista.

Maria Luziano é figurinha carimbada na exposição Batom, Lápis e TPM, promovida anualmente pela Prefeitura de Piracicaba, em março, para homenagear as mulheres. "Participo desta mostra desde a primeira edição. Considero um prêmio todas as minhas participações, seja em exposições ou publicações, porque cada projeto gera visibilidade para o meu trabalho, o que consequentemente me leva a participar de outros projetos e assim sucessivamente, até chegar em minha primeira exposição individual. Estou extremamente feliz por esse momento e espero que o público goste de Maria Sai da Lata".
A ARTISTA – Maria Luziano é ilustradora da Revista Arraso, designer gráfica do Jornal de Piracicaba e diretora-artística da Associação dos Amigos do Salão de Humor de Piracicaba (AHA). Já participou de várias exposições coletivas de Piracicaba, como o Salão Universitário de Humor, Batom, Lápis e TPM (desde a primeira edição) e, em Porto Alegre, do Salão Internacional de Desenho para Imprensa. Teve seu desenho Monalisa exposto no Casa Cor São Paulo 2013, no Lounge Gourmet, por Gustavo Calazans. Em 2014, seu desenho Frida Kahlo foi incluso no livro Latidos Visuales, Las mejores ilustraciones latinoamericanas, publicado pela Universidad de Palermo, na Argentina. Em 2016, publicou o livro Piracicaba que eu Adoro Tanto Colorir, em parceria com o Jornal de Piracicaba, o qual está sendo usado em projetos pedagógicos no colégio Dom Bosco. Seu trabalho pode ser conferido no www.flickr.com/marialuziano e no Instagram @mariasaidalata, com mais 18 mil seguidores.
Serviço – Exposição Maria Sai da Lata, de Maria Luziano. Abertura quinta-feira, 1º/09, no Museu Prudente de Moraes. Rua Santo Antônio, 641, Centro. Visitação até 9/10, de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h. A entrada é gratuita. Mais informações: (19) 3422-3069 / mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br.
