Marco da Paz será construído em Piracicaba
O prefeito Gabriel Ferrato recebeu, na manhã desta quinta-feira, 15/09, representantes de diversas entidades da cidade para a discussão da construção do Marco da Paz em Piracicaba. O Marco, monumento que lembra a importância de se pregar a cultura da paz e da não-violência, está presente em oito países, além do Brasil.
A construção do Marco da Paz será realizada por meio de parceria da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e entidades da cidade (leia abaixo). Na reunião foi sugerido como local de instalação o Teatro de Arena, localizado no Parque da Rua do Porto. No dia 31 de setembro, às 19h30, no auditório da Acipi haverá uma apresentação pública do projeto. A previsão é que ele seja inaugurado ainda neste ano.
“A instalação deste Marco veio em um momento certo, no final de meu mandato, durante o qual, além de trabalhar pelo desenvolvimento da cidade, também procurei promover o bem-estar social e a cultura da paz. É bom deixar esta marca para a cidade, que é a marca da convivência, da solidariedade e da fraternidade”, ressalta o prefeito Gabriel Ferrato.
A secretária de Turismo, Rose Massaruto, explica que Piracicaba será a primeira cidade da região a receber o Marco. De acordo com ela, o local de instalação também é importante para que o monumento seja visitado, cultuado e conhecido, por isso a sugestão é para que ele seja construído em um ponto turístico de grande movimento. “Poucas cidades no país receberam esse Marco e a ideia da implantação é mobilizar as entidades e associações da cidade para a reflexão da amizade e paz, e a Rua do Porto é um espaço importante já que é rota turística”, disse.
Amir Massis, diretor da Associação Comercial de São Paulo, que participou da reunião, explicou que o Marco se torna um ponto de referência em todas as cidades onde está presente. “Nós temos que pregar a não-violência. Nós vivemos hoje em um mundo muito complicado, no qual não temos mais tranquilidade para nossas famílias e nossos filhos”, reforçou.
Além da ACSP e da Acipi, participaram da reunião representantes do Lions Clube e Loja Maçônica, Sinos Piracicaba, Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo, Rotary Clube Cidade Alta, CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Piracicaba), Diocese de Piracicaba e Ascopi (Associação das Construtoras de Piracicaba).
SÍMBOLO – O Marco da Paz é um monumento idealizado pelo italiano Gaetano Brancati Luigi, com o intuito de promover a conciliação e a amizade. Luigi presenciou o fim da Segunda Guerra Mundial. Aos 12 anos, mudou-se para a Argentina e, anos depois, para o Brasil. Fixou-se na Lapa, em São Paulo, e em 1999, com o apoio da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), construiu o Marco da Paz na capital. Em seguida, o Marco foi levado para várias cidades no Brasil e países como México, Argentina, Bolívia, Portugal, China, Uruguai e Itália.
