Jéssika Araújo e Ariane Privatto: mães no espaço de amamentação da EMEI Fca. Guiomar Longo, em Santa Teresinha

Amanhã (03/08), a partir das 14 horas, no Parque da Rua do Porto, será realizada a "Hora do Mamaço". Mais de 200 mães estarão reunidas para o aleitamento simultâneo, troca de experiências entre elas e receber orientações de profissionais da saúde. O evento, que integra a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), de 1 a 7 de agosto, organizada pela Secretaria de Saúde, é um manifesto em defesa do aleitamento materno e do direito de fazê-lo publicamente.

O encontro será próximo ao Sino da Paz, com a coordenação de profissionais da Atenção Básica. A abertura contará com a presença da primeira-dama do município, a presidente do Fundo Social de Solidariedade (FUSSP) Sandra Negri, do prefeito Barjas Negri, e do secretário da Saúde, dr. Pedro Mello, e representantes de entidades parceiras.

Além do ritual da amamentação coletiva, será apresentado um vídeo sobre a rede municipal de apoio às gestantes e mães. Haverá também a encenação teatral, montada pela equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Vitória, abordando o tema deste ano da SMAM, "Juntos pela Amamentação". Uma equipe do Banco de Leite do Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC) orientará sobre a doação de leite materno.

"Este é um momento de integração entre as entidades parceiras, tais como a Pastoral da Criança, os Hospitais Santa Casa e Fornecedores de Cana, Unimed, FOP, entre tantas outras, que trabalham juntas com a Secretaria da Saúde no acompanhamento do pré e pós-natal, a fim de fortalecer os laços entre mães e filhos e garantir a amamentação exclusiva até os 6 meses e complementar até os 2 anos, ao menos, com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil no município" disse Pedro Mello.

De acordo com o secretário, somente o trabalho integrado e coeso possibilitará redução mais acentuada do Coeficiente de Mortalidade Infantil (CMI) em Piracicaba, que alcançou o índice de 8,75, em 2016, o menor da série histórica e já dentro de padrões de países desenvolvidos. "Reduzir esse índice exige a intensificação de ações que levem à conscientização das gestantes e mães sobre a importância das consultas médicas e de enfermagem, dos exames exigidos, do desenvolvimento de hábitos saudáveis e da amamentação", enfatizou.

Tatiana Bonini, coordenadora de Enfermagem da Atenção Básica, disse que durante todo o mês as unidades de saúde do município vão desenvolver ações junto com as gestantes e mães. "São atividade de orientação, conscientização e formação que compõem o Agosto Dourado, em referência ao mês do aleitamento materno. Bem como, integram as festividades de aniversário dos 250 anos de Piracicaba", concluiu.

PALESTRA – No dia 04/8, haverá um encontro destinado a profissionais da saúde, no anfiteatro do Centro Cívico, às 13 horas. Serão mostrados dados sobre a "Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil", estratégia do Ministério da Saúde, no município de Piracicaba e o outro tema abordado será "Manejo da Amamentação", mostrando evidências científicas e discutindo sobre problemas que podem dificultar ou interromper o aleitamento materno, se não forem corretamente manejados.

A primeira palestra será proferida por Andresa Nuñez Garcia Mendes, especialista em nutrição clínica, da Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição (CPAN), sobre o tema Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, no município de Piracicaba. A segunda, por Ludmila Tavares Costa Ercolin, cirurgiã dentista, supervisora do Grupo de Acolhimento da Família, do Cepae/FOP/Unicamp.

#todosjuntospelaamamentacao (hashtag oficial)

#SMAM2017

#AgostoDourado

#HoradoMamac