Cerca de 200 mães são esperadas na quinta-feira, 3 de agosto, a partir das 14h, no Parque da Rua do Porto, para o Dia do Mamaço, em comemoração à Semana Mundial da Amamentação, realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, de 1º a 7 de agosto.

A atividade visa a promoção da amamentação em prol do desenvolvimento saudável do bebê e da redução da mortalidade infantil. Participarão mulheres de todas as regiões da cidade, acompanhadas tanto por profissionais de saúde do setor público, privado e do terceiro setor.

O encontro está sendo organizado pelo Departamento de Atenção Básica (DAB), com apoio das Secretarias de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) e Turismo (Setur), bem como, em parceria com os hospitais dos Fornecedores de Cana (HFC), Santa Casa e Unimed. A ONG Pastoral da Criançase o Lions Clube de Piracicaba Independência estão colaborando para que o dia seja um momento de confraternização. A Pastoral está inclusive trabalhando junto na convocação das mães e na logística para transportá-las ao local do evento, deslocamento que será feito por ônibus da Selam.

De acordo com a coordenadora de enfermagem da DAB, Tatiana Bonini, será um momento de descontração e troca de experiências entre as mães e esclarecimento de dúvidas, sob a orientação de profissionais da saúde e do coordenador do Pacto Contra a Mortalidade Infantil em Piracicaba, dr. Rogério Tuon. “Teremos também espaço de diversão para as crianças maiores que acompanharem suas mães”, disse. Para Tatiana, o incentivo à amamentação é fundamental para a qualidade de vida do bebê e de sua mãe. “Essa relação mamãe e bebê tem que ser fortalecida, para que a amamentação seja exclusiva até os seis meses de idade e prossiga até os dois anos ou mais. A ideia da amamentação simultânea, em evento aberto ao público, é a forma que escolhemos para marcar a semana e realçar a importância da amamentação e o direito de amamentar em público, sem preconceito”.

Durante o encontro, profissionais do Banco de Leite do HFC estarão orientando as mães sobre a doação de leite para para crianças que por algum motivo especial, necessitam do leite materno doados por outras mães. “É muito importante essa conscientização para que tenhamos uma cidade solidária, em que as mães com leite em abundância possam ajudar aquelas que não podem amamentar. Com isso, forma-se uma rede de colaboração, tendo o Banco de Leite do HFC com pivô, para que os bebês nascidos em Piracicaba se desenvolvam com saúde, mesmo diante das dificuldades”, observou Rogério Tuon.

SEXTA-FEIRA – No dia 4, a partir das 13 horas, haverá duas palestras no anfiteatro do Centro Cívico, ambas voltadas a profissionais da saúde. A primeira será proferida por Andresa Nuñez Garcia Mendes, especialista em nutrição clínica, da Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição (CPAN), sobre o tema Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, no município de Piracicaba. A segunda, sobre Manejo da Amamentação, será da cirurgiã dentista do Cepae/FOP/Unicamp, Ludmila Tavares Ercolin.

Além do Mamaço e das palestras, a semana mundial da Amamentação contará também como muitas atividades pelos postos de saúde da rede pública. As equipes de cada uma delas estarão desenvolvendo atividades junto às mães e gestantes a respeito da importância da amamentação. “Lembramos que essas atividades junto às mães e gestantes continuarão durante todo o mês de agosto, como uma das atividades comemorativas aos 250 anos de Piracicaba, e seguindo projeto estabelecido pelo Governo Federal, que instituiu Agosto Dourando como sendo o mês de incentivo à amamentação” concluiu Tatiana.