Mais uma escola terá quadra coberta
Teve início em janeiro a obra de cobertura da quadra poliesportiva da Escola Estadual Antonio Pinto de Almeida Ferraz (APAF), no bairro Caxambu. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Piracicaba, que está executando o serviço, e o FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) que liberou a verba.
Os pilares serão feitos com blocos de concretos e preenchidos com graute (concreto mole), para garantir eficiência na sustentação. Uma estrutura metálica vai receber as telhas de fibrocimento, material que não leva amianto em sua composição e, portanto, não prejudica a saúde dos estudantes. “O amianto foi declarado cancerígeno e por isso não é mais utilizado em nossas obras”, explica o engenheiro da Secretaria de Obras da Prefeitura, Maurício C. Desjardins.
A EE APAF tem sede própria há 19 anos e atende aproximadamente 1.000 alunos do Ensino Fundamental e Médio. Tanto as atividades esportivas, quanto as comemorativas (semana da pátria, da criança, etc.) são realizadas na quadra. “Não temos um espaço maior, então utilizamos a quadra pra tudo. Por isso queríamos muito que a cobertura fosse construída. Para nós será excelente”, afirma a diretora da escola, Lilia Maria Cardoso.
Serão 7.2 metros de altura, numa área de aproximadamente 800 m². A entrega da obra está prevista para março deste ano.
O trabalho de cobertura de quadras estende-se a diversas escolas do município, como a EE Jeronymo Gallo e a ETEC Paulista que também estão com obras em andamento.
