Maracatu Baque Caipira, Mete Marcha, Cordão do Mestre Ambrósio, Bloco Pira Pirou, Bloco do Amor, Bloco da Ema e Bloco do Bagaço, além do Bloco da Salomé que abriu o Carnaval 2023 de Piracicaba no último sábado, 4/02, são os grupos aprovados na segunda etapa do Chamamento Público para blocos carnavalescos a participar da folia de rua deste ano, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

Neste sábado, 11/02, é a vez do cortejo do Maracatu Baque Caipira, que este ano comemora 10 anos de existência. O grupo se encontra às 15h na Praça Jorge Tibiriçá, na rua do Rosário, onde está situada a Escola Estadual Moraes Barros, e segue às 16h em direção ao largo dos Pescadores, na avenida Beira Rio. A expectativa é reunir 1.000 foliões.

Maracatu Baque Caipira celebra uma década de folia neste Carnaval

O próximo cortejo será na sexta-feira do dia 17/02, com o Bloco do Bagaço, formado por 10 sambistas e pagodeiros, que estreia no carnaval piracicabano. O grupo faz uma folia estática, na praça da Boyes, no Centro. A brincadeira do bloco será das 17h às 22h.

Bloco do Bagaço, que estreia no Carnaval de rua de Piracicaba, reune sambistas e pagodeiros

No dia 18/2, o sábado de Carnaval, dois blocos tomam as ruas da cidade, ambos com 14 anos de atividades. Às 12h30 acontece o cortejo do Mete Marcha, que nasceu dentro da Quilombola Comunidade Samba, que se concentra em frente ao portal do Engenho Central, na avenida Dr. Maurice Allain, 454, e segue com marchinhas de carnaval até o Chafariz no Parque do Mirante.

Ainda no dia 18/02 acontece o carnaval do tradicional Cordão do Mestre Ambrósio, que faz concentração às 17h, na Praça da Boyes para, às 18h, seguir em festa até o largo dos Pescadores. O grupo foi criado em homenagem a Ambrósio Caldeira, figura conhecida da boemia piracicabana, que faleceu aos 88 anos, em 2019. No cortejo, desfilam ao som de sambas e marchinhas.

Cordão do Mestre Ambrosio comemora 14 anos de Carnaval na cidade

O Bloco Pira Pirou será responsável pela folia no domingo, 19/02. Esta será a quinta vez que o grupo participa do Carnaval de Piracicaba. A concentração será às 15h na Praça José Bonifácio, no Centro, seguindo em cortejo pela Rua São José, a partir das 17h, virando na avenida Beira Rio, chegando até o largo dos Pescadores. O bloco estimula a ocupação dos espaços públicos como forma de valorizar a cidade e seu uso democrático.

Pira Pirou sai no domingo, da Praça da Boyes até o Largo dos Pescadores

Na segunda-feira, 20/2, a animação fica por conta do Bloco do Amor. No quarto ano de folia, o grupo, que nasceu dentro do bar Dolores House, escolheu o tema Diversidade, mostrando o carnaval da mistura, da pluralidade e da igualdade. A concentração será às 18h, na Praça da Boyes, e o cortejo segue até o largo dos Pescadores.

Bloco do Amor desfilar na segunda, 20, com o tema Diversidade

O último bloco do Carnaval 2023 de Piracicaba sai na terça-feira, 21/02: é o Bloco da Ema, o mais antigo em atividade da cidade, com 18 anos. Capitaneado pelo agitador cultural Tony Azevedo, o grupo traz cocos, cirandas e outros ritmos tradicionais do carnaval pernambucano ao dia derradeiro da folia piracicabana. Concentra às 15h em frente ao Espaço da Ema, na rua Moraes de Barros, 176, Centro, seguindo em cortejo até o largo dos Pescadores.

Bloco da Ema vai encerrar a folia na cidade, na terþa-feira, dia 21

APOIO – O desfile dos blocos carnavalescos de Piracicaba em 2023 tem apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), com o fornecimento de banheiros químicos posicionados em vias públicas por onde passarão os foliões. Tem, também, apoio do Coletivo de Cordões e Blocos de Carnaval de Piracicaba.

A Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) acompanhará os desfiles com uma viatura para orientar o trânsito, assim como a PM (Polícia Militar) de Piracicaba e Guarda Civil Municipal de Piracicaba, esta que acompanhará os eventos com viaturas e motos.

HOMENAGEM – Os blocos carnavalescos em Piracicaba deste ano homenageiam Roberto Crivelari, grande entusiasta do Carnaval de rua na cidade e que faleceu em junho de 2022, aos 67 anos. Por mais de 30 anos ele dialogou com lideranças carnavalescas de outras cidades e estados, além de participar ativamente de atividades relacionadas à festa em Piracicaba. Como homenagem, Crivelari será lembrado em todos os desfiles de blocos carnavalescos.