{mosimage}A Central de Monitoramento Eletrônico (Cemel) da Guarda Civil Municipal registrou, no mês de junho, 64 ocorrências atendidas pelas câmeras de vigilância 24 horas. De acordo com o coordenador da Cemel, Edivan Alves da Silva, o número de atendimento cresceu 94% em relação ao mês de maio (33).
Entre as ocorrências está o flagrante de roubo contra veículo, registrado pelas câmeras de monitoramento e atendida pela Guarda Civil. Outras ocorrências registradas nas áreas de cobertura das câmeras são: 04 acidentes de trânsito sem vítima; 01 agressão; 03 apreensões de veículos, 03 auxílios a Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) – operação Carlos Botelho; 01 auxílio a Polícia Civil; 14 auxílios à Policia Militar; 07 auxílios a Guarda Civil; 01 ato obsceno; 23 averiguações; 01 pessoa portando entorpecente; 01 roubo contra o patrimônio; 01 veículo abandonado e 03 casos de uso de entorpecente.
Segundo o coordenador, os arquivos de imagem ficam à disposição para uso da Justiça. “Imagens como das operações da av. Carlos Botelho são usadas pela Semuttran (Secretaria de Trânsito) para verificação de ato infracional de alguns motoristas”, explicou Edivan.
A Cemel conta hoje com 39 câmeras instaladas em pontos estratégicos e de grande circulação de pessoas e veículos. 16 estão no Centro e imediações e as demais colocadas nos corredores municipais, terminais de ônibus e bairros.
NOVAS CÂMERAS
{mosimage}Piracicaba já conta com oito novas câmeras em funcionamento, instaladas em mais pontos estratégicos da cidade. De acordo com o comandante da Guarda Civil, capitão Silas Romualdo, as câmeras foram instaladas nos seguintes regiões: Bosques do Lenheiro, Nova Piracicaba, Cidade Alta, Vila Rezende, Chácara Nazareth, Jardim Alvorada e Bairro dos Alemães, e contou com investimento extra de aproximadamente R$ 262 mil.
Segundo o capitão, os locais foram estudados pela corporação para inibir os furtos e roubos. “Tratam-se de pontos de grande circulação de pessoas e veículos, o que torna favorável para pequenos delitos”, explicou o Silas. O capitão informou ainda que em bairros como Bosques do Lenheiro, por exemplo, a câmera será colocada de forma estratégica cobrindo a Área de Lazer, o Posto de Saúde da Família (PSF) e também a creche do bairro.