A Prefeitura de Piracicaba segue com ações para a informatização, modernização e digitalização do sistema municipal de Saúde. Nesta semana, mais quatro regiões estão sendo atendidas com a implantação do novo sistema nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Vila Sônia, Santa Teresinha e Parque Piracicaba (Balbo) e a Unidade de Saúde da Família (USF) Mário Dedini 2. Na manhã de ontem, segunda-feira, 29/01, o secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior, ao lado de uma comitiva de coordenadores de departamentos, visitou as unidades para acompanhar o início dos trabalhos de capacitação das equipes na utilização do novo software da Saúde, o Siss Saúde, para utilização do prontuário eletrônico já ligado às informações do cartão Pira Cidadão, que substitui o cartão azul do SUS municipal.
Pelos próximos dias, conforme explicou o secretário de Saúde, os servidores das quatro unidades passarão por treinamento e capacitação para a utilização das novas ferramentas e, na próxima semana o atendimento já será realizado no novo formato, inclusive com equipe do cartão Pira Cidadão realizando o cadastramento dos usuários destas unidades. “Estas unidades receberam novos equipamentos como computadores e impressoras, além de painéis e um totem para distribuição de senhas para o atendimento na unidade”, disse Muzilli Junior.
Para o aposentado Jair de Camargo Bombardeli, 83 anos, a expectativa é que o atendimento melhore ainda mais. “Essa modernização era necessária. Espero, em breve, fazer a confirmação e agendamento de consultas e exames pelo celular”, afirmou o usuário da UBS Santa Teresinha.
A técnica de enfermagem da UBS Parque Piracicaba, Carmem de Oliveira Lima Silva, que iniciou sua capacitação no sistema SISS Saúde nesta segunda-feira, 29/01, a expectativa é positiva. “A capacitação está sendo muito bem-vinda. Estamos vendo que o novo programa é mais dinâmico que aquele que usávamos. No começo é normal termos uma certa dificuldade, mas com o tempo e a prática, o atendimento vai melhorar muito”, enfatizou.
De acordo com o chefe da pasta da Saúde, o programa de gestão da Saúde está defasado há anos e com o software Siss Saúde está sendo possível organizar e administrar a rede de atendimento. “A implantação é gradativa, começamos em julho do ano passado nas unidades geridas pela Organização Social de Saúde, na COT (Central de Ortopedia e Traumatologia) e, ainda esta semana, começaremos também na UPA Piracicamirim e no seu Anexo”, completou Muzilli Júnior.
Já implementaram o novo sistema do SISS Saúde e Cartão Pira Cidadão as seguintes unidades: UBS Paulista, Planalto, Vila Cristina e Novo Horizonte; USF Mário Dedini 1 e São José; UPA Vila Cristina e Sônia; e COT.
PIRA CIDADÃO – A Prefeitura de Piracicaba lembra que, para obter o cartão Pira Cidadão, o cadastro deve ser feito no site www.cidadao.piracicaba.sp.gov.br ou pelo aplicativo Pira Cidadão para celular e tablet, disponível para Android e IOS. Além disso, a SMS disponibiliza pontos fixos na região central para cadastramento: no Poupatempo Municipal/Centrus – ao lado do Terminal Central de Integração (TCI) –, das 8h às 16h, e o Centro de Especialidades Médicas (CEM) – o Postão, atrás do Mercado Municipal –, das 8h às 17h. Além disso, na sede do Cartão Pira Cidadão à travessa Olegário Mariano, 327, Vila Monteiro – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e sábados, das 8h às 12h. Em caso de dúvidas, os contatos são (19) 9.9458-3813.