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Mais direitos e inclusão: Prefeitura disponibiliza carteiras digitais para TEA e fibromialgia

Documentos gratuitos e digitais podem ser solicitados no site da Prefeitura

Por CCS / Publicado em 25/09/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.

A Prefeitura de Piracicaba está disponibilizando as Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e da Pessoa com Fibromialgia (CIPF). Os documentos, gratuitos e digitais, podem ser solicitados on-line pelo Portal Sem Papel (https://sempapel.piracicaba.sp.gov.br/). A solicitação também pode ser feita pelo aplicativo Pira SUS, disponível gratuitamente para Android e IOS.

As carteiras garantem atenção integral, prioridade no acesso e pronto atendimento nos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social para pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Para pessoas diagnosticadas com fibromialgia, o documento assegura atendimento preferencial.

Para a emissão da Ciptea é necessário apresentar relatório médico com o código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), além de informações pessoais como nome completo, filiação, data e local de nascimento, RG, CPF, tipo sanguíneo, endereço e telefone. Também devem ser apresentados foto 3×4 e dados do responsável legal ou cuidador (nome, documento de identificação, endereço, telefone e e-mail), no caso de menores de 18 anos. Toda a documentação é encaminhada por meios digitais.

No caso da Carteira de Fibromialgia, os dados exigidos são nome, CPF, data de nascimento, filiação, documento de identificação, endereço, foto 3×4, informações adicionais e nome de uma pessoa para contato. As carteiras terão validade de cinco anos, com necessidade de atualização cadastral.

“O lançamento das carteiras digitais é um avanço importante. Estamos garantindo mais dignidade, respeito e prioridade às pessoas com Transtorno do Espectro Autista e com fibromialgia, reforçando o compromisso da nossa gestão em valorizar as pessoas e ampliar direitos”, afirmou o prefeito Helinho Zanatta.

Já o vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sergio Pacheco, destacou a humanização no atendimento: “Com as carteiras, conseguimos oferecer um serviço mais ágil e sensível às necessidades de cada paciente. É uma iniciativa que fortalece as políticas públicas de inclusão e cuidado integral.”

Um homem em um terno cinza está sentado em uma mesa, olhando para dois monitores de computador. Os monitores exibem cartões de identificação. O cartão à esquerda mostra uma mulher com o nome "Valentina da Silva Sousa" e a inscrição "TENHO DIREITO A ATENDIMENTO PRIORITÁRIO". O cartão à direita mostra um menino com o nome "João Souza" e a mesma inscrição. O homem está segurando um mouse e parece estar trabalhando. Há materiais de escritório na mesa, incluindo canetas, um teclado e um telefone. Ao fundo, há paredes de vidro com reflexos de pessoas e do ambiente de escritório.
O vice-prefeito e secretário de Saúde , dr. Sergio Pacheco, verifica os modelos de carteira do Espectro Autista e da Fibromialgia


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