Na imagem, pessoas em pé se servindo com café da manhã
Pessoas em situação de rua recebem café da manhã farto em clima cultura com a população em situação de rua

Mais de 80 pessoas em situação de rua participaram na manhã de ontem, terça-feira, dia 15/08, do café cultural promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), em parceria com o Comitê Pop Rua e Conselho Municipal sobre Álcool e outras Drogas (Comad). A ação integra a programação em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado no dia 19 de agosto.

R. B. demonstrando suas habilidades com instrumentos musicais

A apresentação musical de Mau Gomes e Du Cravícula agitou o evento, enquanto o café da manhã foi servido. R. B., 53 anos, aproveitou a oportunidade e demonstrou suas habilidades com instrumentos musicais. “Já fui músico, pastor, sou formado em Teologia, mas, infelizmente o vício me levou para as ruas”, contou.

C.A.S.S. cortando o cabelo durante o café cultural para população em situação de rua

Alguns participantes aproveitaram o tempo para fazer testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, com a equipe do Centro de Apoio HIV/AIDS e Hepatites Virais (Caphiv) Prevenção na Quebrada e Consultório na Rua, outros, optaram por cortar o cabelo com os cabeleireiros voluntários Renan Rossi e Rodinei Coelho. C. A. S. S., 40 anos, foi uma das pessoas que buscaram esse cuidado. “Achei ótima essa oportunidade. Estou me cuidando, porque pretendo voltar a trabalhar e sair da situação de rua”, disse.

Participantes do café cultural para pessoas em situação de rua

Para Lígia Angelocci, membro do Comitê Pop Rua e coordenadora do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), essas ações permitem que a população se sinta mais visível, respeitada e cuidada. “Organizamos um espaço de integração entre os atendidos e os profissionais dos serviços de referência. Essa ação, com certeza, despertará na população em situação de rua o desejo e conscientização dos cuidados necessários na vida diária, a citar alimentação, exames de rotina, busca pelo bem-estar, aumento da autoestima”, ressaltou.

A médica veterinária Julia Flórios em atendimento

Os pets dos participantes também receberam cuidado e seus tutores, orientações da médica veterinária Julia Flórios. No salão, estavam expostos trabalhos produzidos durante a oficina do projeto Bem-Te-Vi, nos serviços da Smads, com os artistas Rafael Gonzaga e Jefferson Margutti.

O evento contou com o apoio do Seas, Centro Pop, Núcleo de Acolhimento Califórnia, Núcleo de Apoio Social (NAS), Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde e Centro de Apoio HIV/AIDS e Hepatites Virais (Caphiv) Prevenção na Quebrada.

AÇÕES – A programação em referência ao Dia Nacional de Luta da Pessoa em Situação de Rua conta, ainda, com atividades que incluem a apresentação do Censo Pop Rua e rodas de conversa com usuários dos serviços da Assistência Social.

Nos dias 16, 17 e 18/08, no período da tarde, usuários do Núcleo de Acolhimento Califórnia, casa de passagem, participarão de roda de conversa sobre sensibilização, uso dos equipamentos públicos e convivência nos serviços de acolhimento institucional. Haverá, ainda, atividades dinâmicas, com interação entre munícipes e itinerantes, visando o rompimento da barreira de preconceito.

No dia 17/08, às 9h, acontece a apresentação do Censo Pop Rua 2023 e de novas ações para as pessoas em situação de rua, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação (rua Cristiano Cleopath, 1.902, Alemães).