Participantes da aula de pizza reunidos

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), capacitou gratuitamente 65 pessoas nos Cursos Livres de Técnicas Culinárias, oferecidos desde novembro de 2023 e finalizados na última semana, na Cozinha Experimental.

Com turmas distintas de alunos, ao todo foram 15 aulas divididas por sete módulos, totalizando 60 horas-aula. Os cursos abordaram o preparo de salgados assados, pães e doces, com o objetivo de capacitar profissionais do ramo alimentício e público interessado, visando a geração de renda e o incentivo à produção de alimentos locais.

Durante os quatro primeiros módulos do curso, as aulas foram ministradas no laboratório de técnica dietética da Etec Cel. Fernando da Costa Febeliano. A partir do módulo 5, as aulas passaram a ser na Cozinha Experimental da Sema, após a inauguração do espaço em dezembro.

A enfermeira Rosy Mery Winter foi uma das participantes do módulo 1, sobre pão de hambúrguer e pão de cachorro quente, e afirma que gostou muito das aulas. “Fui aprender para fazer na padaria que minha filha está abrindo”, contou.

Já a nutricionista Ana Maria Feliciano disse que no momento está desempregada e viu nas aulas do módulo 5, sobre biscoitos doces e bolos, uma oportunidade de aprender confeitaria para empreender. “O curso foi muito didático, com técnicas fáceis e todo mundo conseguiu participar e tirar dúvidas. Um diferencial que gostei é que além da Cozinha Experimental estar muito bem equipada, o espaço preza por não usar alimentos ultraprocessados”, ressalta.

“Eu me inscrevi por incentivo de uma amiga. Não sou de cozinhar, mas aqui me despertou uma vontade de fazer mais, procurar mais cursos. Que bom que a Prefeitura fez isso. Agora eu quero aprender mais e vir de novo se tiver oportunidade”, contou a participante Celma Adriana Clazzer, do módulo 7, de pizza e conserva de vegetais e hortaliças.

Durante as aulas, os participantes estiveram sob orientação da chef de cozinha Bianca Bastos Abrantes, da ABC Training, empresa especializada neste modelo de capacitação, contratada pela Sema por meio de licitação. “Foi muito especial fazer parte deste curso e fomentar o conhecimento para que essas pessoas usem a comida para gerar renda e mudar de vida”, destacou a chef.

Segundo a secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, ao todo a Sema recebeu 132 inscritos e um feedback positivo das aulas. “O curso cumpriu com seu objetivo de fomentar a alimentação adequada e saudável, além da promoção da segurança alimentar e nutricional, fomento à economia local e geração de renda”, disse.

“Para nós da Sema foi muito importante ver o objetivo do programa tomando forma. As pessoas que participaram compartilharam conosco o desejo de aprender as técnicas e fazer disso um novo negócio para gerar renda. Algumas delas já possuem comércio de alimentos e querem acrescentar um novo produto ao cardápio”, destaca a nutricionista da Sema, Laís Feitoza.

NOVOS CURSOS – Devido a alta demanda de inscrições, a Sema já está providenciando uma licitação para contratação de novos cursos para 2024, sobre técnicas de preparo de confeitaria, marmitas saudáveis e alimentos especiais de festas, como ovos de páscoa e panetone.

“Para as próximas capacitações da Cozinha Experimental, estamos planejando expandir ainda mais a quantidade de aulas, com cursos mais completos que envolvem vendas e precificação dos produtos. Nós também já estamos em tratativas com parceiros para continuar a agenda de cursos ainda neste semestre”, disse a nutricionista Laís Feitoza.

COZINHA – A construção da Cozinha Experimental teve início no final de 2021 e foi instituída como política pública municipal em junho de 2023, pela lei 9.945/2023. A Sema recebeu o apoio e a colaboração de instituições parceiras do município para o desenvolvimento do projeto, como Etec, Fatec, Unimep, Esalq, Fatep, Sebrae, Sesc, agricultores e produtores de alimentos locais.

Além da população em geral, os cursos da Cozinha Experimental ainda poderão ser estendidos para merendeiras, professores da rede pública de ensino, agentes comunitários e profissionais de saúde, assistentes sociais e demais servidores públicos.

Cursos capacitaram gratuitamente 65 pessoas desde novembro de 2023
Participantes encerraram o ciclo de cursos com a aula de pizza
Cozinha Experimental foi inaugurada em dezembro, na sede da Sema