Painel de apresentação dos serviços da Assistência Social

Mais de 450 pessoas participaram, entre os meses de maio e junho, das pré-conferências da Assistência Social – encontros de debate sobre políticas públicas que antecedem a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, nos dias 29 e 30/06, no anfiteatro da Fundação Municipal de Ensino (Fumep). As discussões aconteceram em diferentes serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), organizações da sociedade civil e espaços públicos do município.

Pré-conferencia Cras Jd São Paulo

No total foram realizados 16 encontros, envolvendo crianças, adolescentes, jovens e pessoas idosas. Em todos os debates houve apresentação dos serviços ligados à Assistência Social, o papel do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a importância da participação popular na construção de políticas públicas para o município.

“Em cada espaço foi possível a abertura com os usuários de serviços e população geral. Pudemos refletir juntos sobre as políticas públicas já existentes na Assistência Social e levantar propostas que contribuirão para a população e o desenvolvimento da cidade”, explica Rosimeire Aparecida de Oliveira.

Pré-conferencia com usuários do Centro Pop

Os debates contaram com participação significativa de usuários dos serviços socioassistenciais. Kátia Maria, usuária dos serviços do Cras – Centro de Referência de Assistência Social Vila Sônia e militante na área da pessoa com deficiência falou sobre a importância desses espaços para discutir direitos e demandas. “Vejo como fundamental esses espaços de discussões, uma vez que traz informação sobre as ferramentas que temos para exercer nossos direitos e deveres para entender a responsabilidade de cada cidadão, obter conhecimento e participação na execução das políticas públicas, com responsabilidade e fiscalização de recursos”.

Pré-conferencia Cras Vila Sônia

As pré-conferências foram realizadas nas unidades de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Jardim São Paulo, Piracicamirim, Mário Dedini, Novo Horizonte, São José e Vila Sônia; Estação Idoso, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Casa do Amor Fraterno (CAF), Centro Dia Idoso, Centro Pop, Núcleo de Acolhimento Califórnia, Núcleo de Apoio Social, além varejões e centros comunitários.