Vacinação para menores de 15 anos aconteceu por dois meses e esteve presente em todas as unidades de saúde da cidade

Voltada para atualização de vacinas em crianças e adolescentes menores de 15 anos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a campanha de multivacinação em Piracicaba entre 02/10 e 01/12. Neste período, 44.658 crianças e adolescentes compareceram a uma unidade de saúde da cidade para atualizar a caderneta de vacinação e 20.906 receberam, ao menos, uma das doses recomendadas – ou essenciais – indicadas pelo Ministério da Saúde para cada faixa etária.

De acordo com setor de Imunização da Vigilância Epidemiológica (VE), foram aplicadas 43.538 doses de vacinas, onde compareceram aos postos de vacinação 5.261 crianças menores de 1 ano e 4.403 foram vacinadas; 10.277 crianças de 1 ano a menores de 5 anos compareceram e 4.620 foram vacinadas; 11.385 adolescentes de 5 a 8 anos compareceram e 3.116 foram vacinadas; e 17.735 de 9 a 14 anos compareceram e 8.767 foram vacinadas.

Conforme Cibele Melo dos Reis, enfermeira responsável pela divisão de imunização da SMS, o comparecimento dos jovens para atualização da carteira de vacinação foi extremamente positivo. “É importante lembrar que nem todos que receberam a vacina estavam com algum imunizante em atraso na caderneta. Vários casos coincidiram com o período indicado para vacinação de acordo com a faixa etária e, assim, já receberam a dose da vacina. Cabe destacar a parceria com a Secretaria Municipal de Educação e também a Diretoria Regional de Ensino, vinculado ao governo do Estado, que nos apoiaram divulgando a campanha em todas as escolas da cidade”, disse.

Para o secretário de Saúde, Douglas Koga, o objetivo da campanha foi atingido uma vez que o comparecimento do publico-alvo foi alto e, com isso, eles garantiram a proteção adequada contra diversas doenças. “A intenção foi o de elevar as coberturas vacinais para reduzir o risco de (re)introdução ou até a disseminação de doenças preveníveis pela vacinação e esse objetivo foi alcançado na cidade. Vale destacar que as doses dos imunizantes seguem na rotina e estão disponíveis para a população o ano todo e não somente nos períodos de campanha. Caso alguém não tenha recebido a sua dose, pode ir até sua unidade durante a semana para se vacinar”, explicou.

IMUNIZANTES – Neste ano, a campanha ofereceu imunizantes contra a Poliomielite, Meningocóccica C Conjugada, meningo ACWY, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), febre amarela, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b), varicela, HPV (entre 9 e 14 anos de idade), BGC (tuberculose), entre outras.