Programa existe há mais de 30 anos e oferece atividades físicas ao público da Terceira Idade

Aula de hidroginástica oferecida pelo PAM, no Complexo Aquático municipal

Na Semana do Idoso, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), divulga as ações oferecidas pelo município com o objetivo de atender as necessidades esportivas e de mobilidade física do público da Terceira Idade. Essas atividades são coordenadas pela Selam, por meio do PAM (Programa de Atividades Motoras), que existe há mais de 30 anos em Piracicaba e que atende mais de 4.000 pessoas mensalmente.

As aulas são monitoradas por profissionais especializados em modalidades como alongamento, musculação, pilates, vôlei adaptado (minobal), hidroginástica e ginástica cerebral.

E para garantir o amplo atendimento à população de várias regiões da cidade, a Prefeitura instalou núcleos esportivos que funcionam regularmente em ginásios, piscinas e espaços públicos. As ações acontecem em locais como a Estação do Idoso José Nassif, no bairro Paulista, o Centro Esportivo da Vila Rezende Felício Maluf, o Armazém da Cultura Maria Dirce Camargo, na Estação da Paulista, o Complexo Aquático Dr. Samuel de Castro Neves, no Bairro Alto, e o Ginásio de Esportes (Miniginásio) José de Oliveira Garcia Neto.

Uma das modalidades oferecidas pelo PAM na Estação do Idoso, a ginástica cerebral, é ministrada pela professora de educação física Rita Fenalti, que explicou que as aulas são desenvolvidas com o intuito de estimular as potencialidades do cérebro, que naturalmente diminuem com o envelhecimento.

“São atividades que buscam a melhoria da saúde mental, com o estímulo da memória, da atenção, do foco e da concentração. As questões cognitivas também são desenvolvidas através de jogos e da convivência com outros indivíduos, o que favorece a troca de experiências, a autoconfiança e a sociabilidade”, destaca a professora Rita.

A professora de educação física Roberta Ferezini é a responsável pelas atividades no Complexo Aquático Dr. Samuel de Castro Neves, onde a turma da terceira idade comparece em grande número para se refrescar e aproveitar as aulas de hidroginástica.

“A atividade física realizada na piscina municipal é sempre bem animada e isso cria amizades e o bem-estar ao público dos 50, 60, 70+. A água é um importante aliado na busca pela melhoria da saúde, já que reduz o impacto nas articulações e ajuda no desenvolvimento da capacidade motora, da flexibilidade nas articulações e do equilíbrio. Para nós, da Selam, é gratificante ver essas pessoas superando seus limites e conseguindo praticar uma atividade física com regularidade.”

SERVIÇO – Informações sobre os horários, locais e disponibilidade de vagas das modalidades oferecidas pelo PAM (19) 3422-0233.