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Mais de 35 mil alunos da Rede Municipal voltam às aulas na segunda-feira, 28/07

Além das atividades pedagógicas com os estudantes, as formações realizadas com os educadores da rede continuam

Por CCS / Publicado em 25/07/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.
A imagem mostra uma sala de aula com carteiras e cadeiras arrumadas em fileiras. Há uma professora sentada em uma mesa na frente da sala, perto de uma janela com cortinas verdes. A sala de aula está bem iluminada, com luzes fluorescentes no teto e luz natural entrando pelas janelas. Há um projetor montado no teto, voltado para a frente da sala. Há também um quadro-negro no lado direito da imagem. No lado esquerdo da imagem, há um armário com livros e materiais escolares. Há também uma bola de futebol no chão perto do armário.
Mais de 35 mil alunos da Rede Municipal voltam às aulas na segunda-feira

O recesso do mês de julho está chegando ao fim e os 35.483 alunos matriculados na Rede Municipal de Educação de Piracicaba voltam para as escolas na segunda-feira, 28/07. As unidades prepararam ações especiais para dar boas-vindas e recepcionar os alunos para o 2º semestre letivo.

As escolas do município atendem a Educação Infantil (faixa etária de zero a cinco anos), e o Ensino Fundamental – Ciclo I, que corresponde às crianças de seis a 10 anos.

A rede municipal conta com 125 escolas. No ensino fundamental, são 17.808 estudantes matriculados, enquanto a educação infantil abrange 17.675 crianças, totalizando 35.483 estudantes. A Educação de Jovens de Adultos (EJA), por sua vez, atende 108 alunos.

Durante o recesso, as escolas passaram por manutenções gerais, limpeza, pequenos reparos, corte de vegetação e desinsetização – é importante destacar que esses serviços continuam sendo realizados durante o período letivo, seguindo um cronograma mensal.

Na E.M. Professor Luis Claudio Alves, no Jardim Primavera, foi realizado todo um trabalho de pinturas no chão, criando um espaço lúdico com brincadeiras. “Além disso, a escola passou por limpeza, manutenção de caixa d’água, desinsetização, pinturas, demarcação do campinho de futebol, colocação de redes de tênis de mesa, criação de um espaço para a prática de vôlei e reorganização da sala de jogos que passou a ser de robótica também. Estamos na expectativa já de receber os alunos novamente”, comentou Elizandra Moreno, diretora da unidade, que atende 239 crianças no Ensino Fundamental I.

A imagem mostra um campo de futebol com grama verde e algumas áreas com grama mais seca. Há um gol de futebol branco com rede em primeiro plano, à esquerda. O campo é delimitado por linhas brancas. Ao fundo, uma parede azul se estende ao longo do campo. No centro da imagem, há um parquinho infantil com escorregadores coloridos e uma estrutura de escalada. Mais ao fundo, uma quadra coberta com telhado azul é visível, com outro gol de futebol. Árvores e vegetação cercam a área, e o céu está parcialmente nublado.
Durante o recesso, as escolas passaram por manutenções gerais, limpeza, pequenos reparos, corte de vegetação e desinsetização

A secretária de Educação, Juliana Vicentin, esteve na unidade na manhã de hoje, 25/07, e elogiou a iniciativa. “É muito bonito ver o empenho da equipe escolar em preparar um ambiente acolhedor, seguro e estimulante para as nossas crianças. A dedicação da direção, dos professores e de todos os profissionais da unidade mostra o quanto a educação é feita com carinho e responsabilidade em nossa rede. Estamos animados com o retorno das aulas e confiantes de que o segundo semestre será de muito aprendizado e desenvolvimento para todos os nossos estudantes”, completou.

A imagem mostra quatro mulheres em pé em frente a uma parede com uma pintura colorida. A pintura na parede diz "ESCOLA é lugar de criança feliz" em letras grandes e coloridas. As quatro mulheres estão sorrindo e olhando para a câmera. Elas estão em pé em um chão que tem um padrão de quadrados coloridos pintados nele, que parece um jogo de amarelinha. A mulher mais à esquerda está usando um suéter verde de gola alta, calças cáqui e tênis brancos. A segunda mulher da esquerda está usando uma blusa amarela, um cardigã preto, jeans e botas. A terceira mulher da esquerda está usando um blazer branco, uma saia cinza e sapatos de salto brancos. A mulher mais à direita está usando um suéter preto, uma saia preta longa e tênis. Todas as mulheres parecem estar vestidas de forma casual e profissional.
A secretária de Educação, Juliana Vicentin, esteve na E.M. Professor Luis Claudio Alves

REPLANEJAMENTO PEDAGÓGICO – Ao final do primeiro semestre letivo, as escolas municipais iniciaram o Replanejamento Escolar para o segundo semestre e o Dia D do PPP (Projeto Político Pedagógico). Essas reuniões, previstas no calendário escolar, são espaços coletivos de reflexão, análise e reorganização das ações desenvolvidas, visando garantir a continuidade e o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem.

A imagem mostra um grupo de pessoas, predominantemente mulheres, sentadas em mesas ao ar livre, possivelmente em uma área de convivência ou pátio de uma escola. Elas estão engajadas em atividades que parecem ser de estudo ou trabalho, com vários laptops abertos sobre as mesas. Algumas pessoas estão escrevendo em cadernos, e há materiais como apostilas e cadernos espiralados visíveis. O ambiente é iluminado pela luz do dia, com árvores e vegetação ao fundo, sugerindo um dia ensolarado. Há uma estrutura coberta com um telhado branco e colunas, que oferece sombra para o grupo. Ao fundo, observa-se um muro de concreto e um edifício com pintura azul, cercado por uma grade. A atmosfera geral é de concentração e colaboração, com as pessoas imersas em suas tarefas.
Ao final do primeiro semestre letivo, as escolas municipais iniciaram o Replanejamento Escolar para o segundo semestre

Durante o Replanejamento, gestores, coordenadores pedagógicos, professores e demais profissionais da educação reavaliaram as metas estabelecidas no início do ano, consideraram os avanços e os desafios enfrentados e traçaram estratégias para fortalecer as práticas pedagógicas, promovendo a recuperação das aprendizagens, além de assegurar o direito de todos os estudantes à educação de qualidade.

Já no dia D do PPP (Projeto Político Pedagógico) as equipes puderam revisitar o Projeto Político-Pedagógico (PPP) das escolas, promovendo o debate coletivo com a comunidade escolar sobre os diferentes aspectos do documento, com a análise e atualização do plano de ação, garantindo que esteja alinhado com as necessidades e objetivos da escola.


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