Pelo sistema "drive thru", realizado no último sábado (04/04), foram vacinadas 3.346 pessoas em Piracicaba, sendo 3.039 idosos e 307 profissionais de saúde. A ação, desenvolvida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, teve início às 8 horas da manhã e foi até às 13 horas, no estacionamento ao lado da Estação da Paulista e no bolsão de estacionamento da Rua do Porto.

Desde as primeiras horas da manhã as pessoas começaram a se concentrar nos locais de vacinação, acompanhados de parentes, amigos e conhecidos. Elas não precisavam sair do veículo para receber a dose, já que um profissional da saúde se dirigia até elas. Agentes da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) ajudaram na orientação do trânsito.

"Essa estratégia de imunização já foi adotada em vários países e em municípios brasileiros. Tem como principal objetivo evitar a aglomeração de pessoas nas unidades de saúde e, sim, apenas de veículos", explicou o coordenador de Vigilância em Saúde do município, Moisés Taglieta.

A Vigilância Epidemiológica (VE) planeja a realização de um novo 'drive thru" para o próximo sábado (11/04). Os locais ainda estão sendo definidos e a vacinação continua sendo somente para os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde (idosos e profissionais da área da saúde).

VACINAÇÃO NOS POSTOS DE SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu um novo lote de vacinas do Ministério da Saúde na sexta-feira (03/04). A expectativa é que a vacinação seja normalizada até amanhã, terça-feira (07/04), em seus horários habituais (CRABs e UBSs, das 8h às 15 horas, e USFs, das 8h às 16 horas), assim como no CRAB Paulista e no Ambulatório de Saúde Mental Vila Cristina (de segunda a sexta-feira, das 09h às 15h) e na Clínica de Atenção às Doenças Metabólicas – CADME (às segundas e quartas-feiras, das 9h às 13h).

Até a última sexta-feira (03/04) cerca de 40 mil idosos já haviam sido imunizados em Piracicaba em menos de duas semanas da campanha, número bastante superior em relação aos anos anteriores, por conta da pandemia provocada pelo coronavírus. Em 2018, a campanha foi lançada em 23 de abril e, dez dias depois, apenas 11.768 idosos haviam tomado a vacina. No ano passado, a vacinação para idosos começou em 22 de abril. Um mês depois, haviam sido imunizados 33.694.

Iniciada em 23 de março, apenas os idosos e profissionais da área da saúde devem procurar um dos locais de vacinação na cidade. Já na segunda etapa, que terá início em 16 de abril, além do grupo anterior, deverão procurar se vacinar membros das forças de segurança e salvamento, professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.