Portal do Município de Piracicaba

Mais de 33 mil alunos voltam às aulas na rede municipal na segunda-feira, 9/02

Unidades escolares de Piracicaba estão preparadas para receber estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

Por CCS / Publicado em 05/02/2026
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem mostra uma sala de aula com vários alunos sentados em carteiras individuais, todos concentrados em suas atividades, provavelmente escrevendo ou desenhando. A maioria dos estudantes veste uniformes nas cores azul e verde, com a palavra "Educa" estampada nas costas das camisetas. A professora, uma mulher com cabelo cacheado e usando uma blusa verde, está inclinada ajudando um aluno na parte lateral direita da sala. A sala é clara e organizada, com paredes brancas, um quadro branco ao fundo e uma porta azul. O ambiente transmite uma atmosfera de concentração e aprendizado, típica de um ambiente escolar.
O retorno às aulas marca um novo ciclo de aprendizagem e acolhimento na rede municipal.

A Rede Municipal de Educação de Piracicaba inicia o ano letivo com as 125 unidades escolares preparadas para receber os alunos a partir da próxima segunda-feira, 9/02. As escolas atendem crianças da Educação Infantil, de zero a cinco anos, e do Ensino Fundamental – anos iniciais, que contempla estudantes de seis a 10 anos.

Ao todo, a rede municipal conta com 33.719 alunos matriculados, sendo 17.449 no Ensino Fundamental e 16.270 na Educação Infantil, números que reforçam a abrangência e a relevância do sistema educacional do município.

“O retorno às aulas marca um novo ciclo de aprendizagem e acolhimento na rede municipal. Nossa expectativa é garantir um ambiente seguro, organizado e preparado para receber os alunos, fortalecendo o processo pedagógico desde o primeiro dia”, destaca a secretária municipal de Educação, Juliana Vicentin.

Com o objetivo de assegurar um ano letivo estruturado, com metas claras e alinhadas às metodologias de ensino e às necessidades dos estudantes, professores, coordenadores e diretores das unidades escolares se reuniram para a construção do projeto político-pedagógico que será desenvolvido ao longo do ano.

Nesse contexto, na quarta-feira, 4/02, e quinta-feira, 5/02, a secretária Juliana Vicentin, acompanhada da superintendente da Secretaria Municipal de Educação, Viviane Gimenes, e das coordenadoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Aline Ambrosano e Ana Lucia Marra, respectivamente, visitou as EMEFs Profª Ida Francez Lombardi e Profª Ilda Jenny Stolf Nogueira, referência no atendimento a crianças surdas no município, e as EMEIs Larissa Rossetti Travaglini e Juliana Dedini Ometto.

Durante os encontros com o corpo docente, a secretária ouviu demandas, esclareceu dúvidas e compartilhou ações em planejamento pela Pasta, promovendo diálogo, escuta ativa e transparência. “A possibilidade desse contato direto é essencial para direcionarmos as ações de forma mais assertiva”, afirma Juliana. “A escola é viva e a educação é dinâmica”, completa.

A superintendente Viviane Gimenes ressalta a importância do trabalho coletivo das equipes pedagógicas e das reuniões para a avaliação e definição do plano pedagógico. “É um trabalho construído em conjunto. Avaliamos as ações realizadas e tudo o que apresentou bons resultados no ano letivo anterior é ampliado para o ano seguinte”, ressalta.

Durante o período de recesso escolar, as equipes de manutenção e zeladoria intensificaram os serviços nas unidades, com foco na segurança, organização e funcionalidade dos espaços. Foram realizados trabalhos de manutenção geral, corte de mato, pequenos reparos estruturais, limpeza de caixas d’água e reservatórios, além da desinsetização completa dos prédios.

Também foram instalados e substituídos 976 extintores de incêndio, todos com validade de cinco anos, reforçando as medidas de segurança nas escolas. Segundo a titular da Pasta, as ações fazem parte de um planejamento contínuo. “Os serviços de zeladoria seguem um cronograma permanente, com atividades mensais. Neste período, os trabalhos são intensificados para antecipar demandas e garantir um ambiente mais adequado para alunos, profissionais da educação e famílias”, explica.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.