A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), em parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), realizou hoje, sexta-feira, 08/11, no Engenho Central, a 5ª edição do Conecta Rural, que tem por objetivo reunir diversos segmentos com foco no desenvolvimento rural sustentável do município.
O evento contou com as presenças do prefeito Luciano Almeida, da secretária de Agricultura e Abastecimento (Sema), Nancy Thame, da diretora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Thais Maria Fereira de Souza Vieira, da diretora de Defesa Agropecuária, Lucila Chaves, do diretor da Cati/EDR regional de Piracicaba, Maurício Perissinotto, do analista de negócios do Sebrae-SP, Renan D’Aragone, além de representantes de Secretarias Municipais, Legislativo e agricultores.
Duzentas e sessenta pessoas passaram pelo evento, que reuniu cerca de 22 expositores, entre produtores rurais, empresas de agronegócio, instituições públicas e de ensino, cooperativas de agricultores e de crédito, profissionais de alimentação e segurança alimentar, entre outros, que expuseram programas, produtos e serviços gratuitos aos visitantes.
Durante a abertura do evento, o prefeito Luciano Almeida disse que o Conecta Rural é uma ótima iniciativa de integração de todas as estruturas, seja pública, privada e acadêmica, sempre buscando desenvolver o que é melhor para o setor rural. “Esse evento traz oportunidades de trocar experiências e buscar juntos soluções para melhorar cada vez mais a produção agrícola, com respeito sócio-ambiental”, observou.
A secretária Nancy Thame disse que o conceito do Conecta está no nome, ou seja, conexão e, no dia a dia, a Secretaria tem mantido contatos com muitas instituições, agricultores e associações. “O Conecta é um momento de interlocuções e tiramos um dia para diálogo, trazendo temáticas para os agricultores trocarem informações que podem ser úteis para sua atividade. E o resultado tem sido de muita união e de fortalecimento da rede daqueles que de alguma forma, cuidam da agricultura sustentável do município”, destacou.
PARALELO – Em paralelo a 5ª edição do Conecta, a Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Deputado Roque Trevisan(Fatec) promoveu a 14ª edição da Alimentec – Mostra de Projetos Interdisciplinares do curso Superior de Tecnologia em Alimentos em parceria com a Sema. O objetivo foi dar visibilidade aos trabalhos inovadores na área de alimentação, assim como mostrar a relevância do curso superior de tecnologia em Alimentos para toda a comunidade, já que o evento todo vem com essa proposta de aproximar os agricultores e as instituições da população.
Angela de Fátima Kaneki Correia, coordenadora do curso superior de Tecnologia em Alimentos da Fatec, ressalta as demonstrações de projetos inovadores nas áreas de alimento, bebidas e em embalagens desenvolvidas pelos alunos ao longo do semestre. “O fato de estarmos no Conecta Rural nos fortalece, porque a Sema é uma grande parceira da Fatec e sempre trabalhamos juntos em projetos. Vejo que isso enriquece não somente a instituição de ensino, mas também a amplitude e visibilidade do Conecta”.
EMPREENDEDORISMO – Na oportunidade, os agricultores demonstraram habilidades cada um em seu segmento de atuação, tendo como preocupação fundamental o respeito ao meio ambiente e a alimentação saudável.
Exemplo disso é a produtora Lourdes Aparecida Lázaro, proprietária do Sítio São Benedito, no Campestre. Ela comercializa produtos orgânicos, atividade que exerce há 22 anos. “Dessa forma protejo o meio ambiente e colaboro para que as pessoas tenham uma alimentação saudável”, observou. Participando pela segunda vez do Conecta, ela agradeceu a Sema pelo suporte e assistência técnica necessária oferecida. “Considero que a agricultura orgânica é o caminho para a prática de uma agricultura sustentável”, reiterou.
A produtora Sandra Maria Borelli, se dedica há seis anos na produção de produtos veganos, como bolos, pães e doces. É a terceira vez que participa do Conecta e ao logo desse tempo, tem notado o aumento na procura por alimentos veganos. “A experiência em estar nesse espaço, em contatos com diversas pessoas e instituições, nos dá a segurança para continuarmos ativos em nossa atividade”, observou. Sendo uma das primeiras produtoras a conseguir o Selo de Alimento Local (Selapir), diz que prima pela qualidade, origem e excelência de seus produtos.