A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abriu licitação, no último dia 30/08, para a contratação dos serviços de formação continuada para 2.861 professores da Rede Municipal na área de Educação Especial.

O processo se dará por meio de pregão eletrônico 495/2023, que acontece amanhã, quinta-feira, dia 14/09. Além da capacitação, o certame inclui a aquisição de 13.861 livros, 2.861 pastas e 2.261 kits contendo itens para a confecção de materiais propostos nas oficinas, tendo o valor estimado em R$ 2.848.485,72.

O aluno que possui TEA esta de frente para a mesa ao lado de sua professora, enquanto executa uma atividade motora usando objetos cilindricos de cores diferentes em cima de um tabuleiro redondo, junto com outra aluna que esta de costas para a foto

É intuito da formação assegurar o desenvolvimento de política pública educacional para atender os mais de mil alunos com deficiência da Rede numa perspectiva inclusiva

Segundo consta na justificativa da aquisição, a contratação tem por objetivo oportunizar aos professores especialistas no Atendimento Educacional Especializado (AEE), aos professores de salas regulares e profissionais de apoio uma formação continuada visando a evolução do aluno e a transformação das ações dos diferentes atores que interagem com o aluno com deficiência.

Além disso, é intuito da formação assegurar o desenvolvimento de política pública educacional de forma a atender numa perspectiva inclusiva os mais de 1.000 alunos com deficiência da Rede Municipal de Educação, com a perspectiva inclusiva. O atendimento deste público na Educação de Piracicaba é feito pelo Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico de Educação Especial de Piracicaba (Numape).

“A inclusão escolar tem sido um dos tópicos mais debatidos e estudados na educação, atender as especificidades de cada estudante exige dos professores uma constante busca pelo conhecimento. Nesta perspectiva, a formação continuada tem grande impacto e importância na prática docente, pois estamos inseridos em um cenário em constante mudança e evolução. Esta formação visa ampliar saberes e garantir práticas efetivas no que refere ao atendimento educacional do aluno com deficiência”, destaca Vanessa Souto, diretora do Numape.

A formação será disponibilizada para 2.861 professores da Rede Municipal na área de Educação Especial

“Essa formação visa auxiliar os nossos professores a enfrentarem, da melhor maneira possível, a inclusão no ambiente escolar, além de promover debates e reflexões acerca da educação especial inclusiva, capacitação para desenvolverem oficinas práticas que propiciem aos participantes desenvolvimento profissional, e práticas alinhadas às legislações vigentes. Nosso intuito sempre é avançar, cada vez mais, no atendimento e na qualidade dele aos nossos matriculados”, pontua o secretário da pasta, Bruno Roza.

 A diretora do Numape, Vanessa Souto, finaliza destacando que essa ação é pioneira na Rede. “Nunca tivemos uma formação específica relacionada a educação inclusiva que alcançasse todos os professores da Rede Municipal desta maneira, acredito que este será o grande passo para muitas reflexões e aprendizados”, diz.