Mais de 140 pessoas compareceram ao Congresso Municipal do Orçamento Participativo 2023, realizado no sábado, 17/06, no Barracão 14 do Engenho Central. Durante o evento foram eleitos os novos membros da Comissão Coordenadora Paritária do Conselho Municipal do Orçamento Participativo (Comop) para o biênio 2023/2024, assim como 10 demandas de investimento em obras públicas indicadas por região. Agora a Prefeitura, por meio de suas secretarias, vai estudar a viabilidade técnica e orçamentária para execução das mesmas, divulgando posteriormente quais serão contempladas.
O prefeito Luciano Almeida disse que o orçamento participativo é a maneira mais democrática de atender os anseios da população O Congresso contou com a participação dos secretários municipais Andrea Ribeiro Gomes (Semughet), Bruno Rosa (SME), Euclídia Fioravante (Smads), Hermes Ferreira Ballbino (Selam), Jane Franco de Oliveira (Semuttran), Nancy Thame (Sema), Paulo Roberto Borges (Semozel), Reinaldo Pousa (Semutri), Artur da Costa Santos (presidente do Semae) e Augusto Muzzili Júnior (subsecretário SMS), além de vereadores e representantes de bairros. O prefeito Luciano Almeida reforçou que o modelo oferecido pelo Orçamento Participativo é a forma mais direta e democrática de se aproximar dos anseios da população. “Quem sabe dos reais problemas de cada bairro são os seus moradores. Por isso nos aproximamos das associações e entidades organizadas de cada região para que eles nos tragam as suas demandas. Assim trabalhamos juntos por uma Piracicaba melhor”, frisou Luciano.
O evento reuniu mais de 140 pessoas
Para Carlos Beltrame, secretário de Governo, o Congresso Municipal foi um momento importante de cidadania, que coroou a Administração Luciano Almeida pela seriedade e comprometimento na condução do processo. “Importante ressaltar o grande número de secretários municipais presentes, que compareceram com o intuito de ajudar os moradores a tirarem dúvidas para escolher as suas obras prioritárias. Além disso contamos também com a presença de representantes do Legislativo e de comunidades. Foi uma festa da democracia”, pontou Beltrame.
Julio Pupim acredita que essa é a melhor forma da população expressar sua vontade “Essa Administração optou por ouvir os anseios da população de maneira organizada por meio do Comop. Assim, os delegados tiveram a oportunidade de apresentar as suas demandas por obras públicas e agora possuem mecanismos para fiscalizar o Executivo na condução das benfeitorias. Essa independência é boa para toda a sociedade”, frisou Deiveid Marcelino, coordenador do Comop. DELEGADOS – Julio Pupim, morador da região rural, disse que participou do Orçamento Participativo pelo 2º ano consecutivo e acredita que essa é a melhor forma de expressar a vontade da população por melhorias nos bairros. “A participação popular sempre é garantida por meio do Orçamento Participativo”, disse Pupin.
Todos os moradores puderam indicar as obras prioritárias em suas regiões
Vicente Souza Duarte, conhecido como Zoinho, morador do Água Branca, revelou que a presença da sociedade é fundamental para garantir benfeitorias para cada região. “Neste Congresso indicamos a construção de duas escolas, uma Infantil e outra de Ensino Médio, além de um Centro Social como obras prioritárias para nosso bairro”, destacou.
José Luiz disse que coopera com o orçamento participativo desde a década de 90
Morador do bairro Santa Rosa há 35 anos, José Luiz Teodoro disse que coopera com Orçamento Participativo desde que ele começou a ser implantado, na década de 1990. Ele disse que a principal obra reivindicada para o Santa Rosa neste ano será a construção de um Parque com ciclovia entre as avenidas Branca Azevedo e Adiel Paes Zamith. “Fizemos o apontamento da obra e agora vamos cobrar a Prefeitura. É assim que funciona a democracia”, pontuou.
Delegados eleitos para o biênio 2023/2024
ELEITOS – Os delegados eleitos para o Comop, biênio 2023/2024, são: José Luis Teodoro (Santa Rosa), Angêlo Marcos Vieira Costa (Pq. Monte Rey), Sandra Perina (Ondinhas), José Gastão (Santa Clara), Cintia Silva Alves (Piracicamirim), Carlos Fernando Vieira da Costa (Nova América), Daniel Christofoletti (Santa Olímpia) e Jaqueline Grigolon (Tupi). Suplentes – Joares de Oliveira (Bosques do Lenheiro), Rodrigo Perina de Souza (Santa Terezinha), Marcia Aparecida Furlanetto (Ondinha), Marta Silva (Monte Feliz), Vinício Eduardo Gonçalves (Piracicamirim), Claudinei Henrique dos Santos (Nova América), Daiane Aparecida Alvez (Rural) e Julio Pupim (Campestre).