Na imagem, a palestrante Ana Cláudia fala ao público, com recursos audiovisuais, no teatro do Sesc Piracicaba
Ana Cláudia fala ao público sobre a sexualidade das pessoas com deficiência

Mais de 130 profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) participaram na sexta-feira, 11/10, do encontro formativo com o tema Desmistificando a sexualidade das pessoas com deficiência. O evento realizado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) aconteceu no teatro do Sesc Piracicaba. O encontro contou com intérprete de Libras.

O objetivo do encontro foi oferecer oportunidade de um espaço de formação e sensibilização para os profissionais. A palestra abordou a necessidade de desmistificar a sexualidade da pessoa com deficiência, com esclarecimentos sobre possíveis preconceitos, ideias distorcidas e crenças da sociedade sobre a temática.

Ana Cláudia Bortolozzi, psicóloga, mestre em Educação Especial e doutora em Educação, falou sobre estereótipos, assexualidade e hipersexualidade da pessoa com deficiência “Temos uma tendência a agir com preconceito, negando a sexualidade das pessoas com deficiência. É necessário educação sexual. Quando há vigilância e controle excessivo, eles ficam mais sensíveis à sexualidade”, disse.

Outros assuntos envolveram a superproteção familiar, as dificuldades de interação social, condições sexuais, econômicas, estruturais e emocionais, além da expectativa da família sobre a vida adulta.

O tema proposto foi pensado devido à necessidade de ampliar a compreensão sobre a sexualidade da pessoa com deficiência, desmistificando preconceitos e senso comum, além de auxiliar as famílias e equipes dos serviços que atendem pessoas com deficiência, a lidar com essa realidade.