Mais de 130 mil fraldas foram doadas ao Fussp em 2018
Quem já teve uma pessoa em sua família acometida por alguma enfermidade, que exige o uso de fraldas geriátricas, sabe da importância desse produto para permitir boas condições de higiene e melhor qualidade de vida ao paciente. O drama se torna maior porque muitas dessas pessoas não têm condições de comprar fraldas. Em Piracicaba estas pessoas não ficam desassistidas. No ano passado foram doadas 134 mil unidades de fraldas ao Fundo Social de Solidariedade do município (Fussp). A cidade é exemplo e referência na doação de fraldas geriátricas.
Com um projeto que conta com o apoio de diversos parceiros, entre eles a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), Hyundai, Unimed, Rede Drogal de farmácias e CJ do Brasil, o Fussp, por meio da Central de Projetos, auxilia as pessoas acamadas ou acometidas por alguma enfermidade que limita seus movimentos, com a doação de fraldas. Estão cadastradas Central em torno de 300 famílias.
HYUNDAI é um dos parceiros do Fussp na doação de fraldas
A presidente do Fussp, Sandra Negri, diz que a doação de fraldas, qualquer que seja a quantidade, é sempre de grande importância. "No decorrer do ano realizamos diversas entregas. Sei que as doações ainda não são suficientes para atender toda demanda, mas ao menos conseguimos dar um pouco de alento e conforto às famílias", ressalta ela, que espera que as doações aumentem no ano de 2019. "Essa será uma das nossas principais metas e não pouparemos esforços para conseguirmos esse feito. Piracicaba é uma cidade solidária e tenho certeza que nos ajudará para atingirmos esse objetivo".
Um dos parceiros assíduos na doação de fraldas ao Fussp é a Rede Drogal, que sempre se mostrou pronta a participar dessa ação social. "Somos parceiros da Prefeitura quando há necessidade de doações para o Fundo Social de Solidariedade ou em eventos especiais. Neste ano, por exemplo, doamos fraldas e leite integral para ajuda às Instituições. A valorização da cidadania e da solidariedade é marca consolidada da Rede Drogal", diz Marcelo Cançado, diretor-administrativo da Rede Drogal.
A Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi) é outra doadora frequente de fraldas geriátricas. O presidente da Acipi, Luiz Carlos Furtuoso, ressalta que "além de ser um trabalho social importante, esse gesto solidário contribui para amenizar as dificuldades de muitas pessoas carentes que não têm condições de comprar fraldas", destacou.
Como maior doadora ao Fussp, a Unimed participa ativamente das campanhas. No ano passado foram doadas 60 mil fraldas.Para o presidente da cooperativa médica, Carlos Joussef, a doação atesta o compromisso da instituição médica com os piracicabanos. "Incentivar ações como essa demonstra a responsabilidade e o comprometimento de nossa Cooperativa com a saúde e o bem-estar da comunidade piracicabana. E a intenção é estender cada vez mais essa parceria com o Fundo Social".
SOLIDARIEDADE – A doação de fraldas geriátricas, além de ser um gesto de solidariedade, também pode ajudar inúmeras famílias que não têm condições de comprar estes produtos, que podem lhe garantir uma maior qualidade de vida.
É o caso de M.C.P.M., 44 anos, que mora com a irmã Maria Letícia, 43 anos, no centro da cidade. Acometida por deficiência mental e visual desde os 3 anos de idade, ela não fala e nem enxerga. Seu estado exige cuidados redobrados e, desde os 12 anos, utiliza fraldas.
Maria Letícia pertence a uma das famílias que recebe doação de fraldas
"São utilizadas 90 fraldas por mês. Se não fosse a ajuda do Fundo Social de Solidariedade, quando passei a pegar fraldas há 2 anos, por meio da Central de Projetos, não teríamos condições de arcar com os custos. Sem esse cuidao, o quadro de saúde dela poderia piorar", conta Maria Letícia.
SERVIÇO – A Central de Projetos gerenciada pelo Fundo Social de Solidariedade do municipio atende na rua Professor José Rosário Losso, 946, no Jaraguá. Abriga projetos sociais importantes como VER (doação de óculos), Recupere (empréstimo de aparelhos e equipamentos médico-hospitalares) e doação de órteses. O principal objetivo é contribuir com a população carente residente no município. Atende às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 13h30; às terças, das 11h às 16h30. Às quintas o atendimento social é externo. O telefone para agendamento e mais informações é (19) 3422-9677 e 3422-6170.
