Mais de 100 pessoas passaram pelo anfiteatro do Centro Cívico hoje, 14/09, nos períodos da manhã e tarde, durante o último dia da Semana Interna de Prevenção de Acidentes da Prefeitura (Sipat), com programação voltada para os temas educação financeira e saúde mental no ambiente de trabalho.
Organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), o evento promoveu durante três dias, de 12 a 14/09, a discussão sobre assuntos relevantes voltados à saúde e segurança do trabalhador no período de pós-pandemia.
Maila Sanchez fez a abertura no perído da tarde
No período da manhã, os gerentes do Sicredi Aureliano Porteiro Júnior e Márcia Correia de Souza Rinaldi lembraram que a educação financeira nunca foi tão atual, oferecendo dicas de como aprender a economizar e compreender melhor os produtos e serviços financeiros existentes no mercado, entre eles os juros do cartão de crédito, inflação e poupança, entre outros.
De maneira didática, eles classificaram o comportamento financeiro dos cidadãos em cinco perfis distintos e a partir daí ensinaram os presentes, independente de faixa etária ou classe social, a cuidar melhor de suas finanças, evitando principalmente os gastos supérfluos. “Essa é uma dica importante porque 60% das dívidas dos brasileiros foram resultados de compras feitas por impulso”, destacou Márcia.
SAÚDE MENTAL – As psicólogas Maila Sanchez, Tamara Calegaro, Érica Casagrande, Fernanda Just, Lílian Vieira e Bárbara Souza Campos foram as profissionais que trataram sobre os desafios da saúde mental no ambiente de trabalho. Elas foram unânimes ao afirmar que a procura por terapia aumentou muito em todos os segmentos da vida cotidiana, principalmente após a pandemia da Covid-19.
Érica Casagrande lembrou que o Brasil possui um grande índice de trabalhadores que se afastam do emprego por diagnósticos de transtornos mentais. Ela destacou que as empresas hoje devem estar preparadas para identificar essas situações para melhorar as condições no ambiente de trabalho. “Os trabalhadores por sua vez também precisam se conscientizar de que precisam de ajuda profissional nestas condições”, alertou a psicóloga.
Érica Casagrande disse que muitas pessoas se afastam do emprego por diagnósticos de transtornos mentais
REFLEXÃO – Ao fazer um balanço da Sipat 2022, o secretário de Administração, Dorival José Maistro, se mostrou satisfeito, dizendo que o evento cumpriu plenamente os seus objetivos, propondo a discussão sobre temas atuais mais relevantes ao ambiente de trabalho. O presidente da Cipa, Narzi Alves, também destacou a qualidade dos palestrantes, reconhecidos pela capacidade técnica e experiência na área, como um dos pontos altos do evento.