Até às 18 horas desta terça-feira (23), 1.650 pessoas se inscreveram efetivamente para adquirir uma das 1920 unidades a serem sorteadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Emdhap). Desse total foram efetivadas 1655 inscrições que estão em andamento até o dia 03 de julho. Esses números compreendem os dias 15, 16, 17, 18, 19 e 22 de junho. A previsão até o fim do processo é alcançar 3 mil inscrições.

Segundo a Procuradora do Município, Silvani Lopes de Campos, ainda é cedo para dizer se os números de inscrições estão dentro do esperado pela autarquia. “Mas, se levarmos em conta o maior nível de exigência da documentação, pode ser considerado um bom percentual, que deve aumentar consideravelmente na próxima semana, pois muitas pessoas estão providenciando o Cadastro Único Único do Governo Federal / Prefeitura Municipal Piracicaba / Secretaria Municipal Desenvolvimento Social-SEMDES”.

Em relação as novas regras que estão mais rígidas, Silvani Campos explica que foram repensadas com o intuito de valorizar o cidadão que não só nasceu em Piracicaba, mas aqui se fixou para participar do desenvolvimento da cidade. “Pelas regras anteriores, aquele cidadão que vinha de fora e estava morando no município há poucos meses, acabava sendo contemplado, em detrimento dos que moram há anos na cidade. A mudança foi justamente para atender a população que mora aqui há pelo menos 8 anos”.

Segundo a Procuradora, o critério que mais está eliminando os candidatos é o tempo de moradia no município. “Os critérios não servem apenas para aquisição de uma unidade, mas também para resgatar a cidadania das pessoas”. Sobre as filas, esclarece que diminuiram, pela maior conscientização das pessoas e o trabalho minucioso dos funcionários da Emdhap.

PROCESSO SELETIVO

Para participar do processo seletivo, o interessado deve apresentar os seguintes pré-requisitos:

3.2- candidatos que morem, comprovadamente, no Município de Piracicaba há, no mínimo 08 anos ;

3.3- candidatos que trabalhem, comprovadamente, no Município de Piracicaba nos últimos 05 anos ;

3.4- candidatos que comprovem ser eleitores em Piracicaba há, no mínimo, 05 anos, tendo votado nas últimas eleições;

3.5- famílias residentes em áreas de risco ou insalubres ou que tenham sido desabrigadas;

3.6- famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar; e

3.7- famílias de que façam parte pessoas com deficiência, segundo Classificação Internacional de Doença –CID, entendendo-se, conforme Decreto Federal n.3298/99, que regulamentou a Lei 7853/89, alterado pelo de n. 5296/2004.

INSCRIÇÃO

Os candidatos, no ato da inscrição, deverão apresentar, no original, documentos pessoais de todos os membros da família que compõem a renda familiar , a saber:

7.1.1- RG (ou outro documento oficial de identificação em que conste foto e filiação);

7.1.2- CPF ;

7.1.3- Prova de estado civil: 1-Certidão de nascimento; 2.Certidão de casamento;3.Certidão de casamento com averbação da separação/divorcio; 4. Certidão de óbito do cônjuge ;5. Declaração de união estável com firma reconhecida em Cartório de Notas;

7.1.4- Comprovação de renda de todos os membros da família que trabalham;

7.1.5 Endereço completo de moradia para correspondência (indicando o CEP) comprovando a residência (conta água, luz);

7.1.6 Comprovante de inscrição de Cadastro Único do Governo Federal / Prefeitura Municipal Piracicaba / Secretaria Municipal Desenvolvimento Social-SEMDES