O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) concluiu hoje, 06/02, as obras de ampliação e melhorias na casa de bombas da Estação Elevatória de Água Tratada Marechal, localizada na rua Marechal Deodoro, no Bairro Alto. O objetivo é dar mais segurança ao sistema instalado, diminuindo os problemas elétricos na unidade, além de aumentar a capacidade de bombeamento do sistema em mais 100 litros por segundo, atendendo a crescente demanda da região abastecida pela unidade. Esse aumento na capacidade significa fornecimento de água para mais 36 mil pessoas.

Homem com capacete branco mexe em tubo comprido com parede azul ao fundo
Semae executa obra para troca de tubos e conexões antigas na EE Marechal

A EE Marechal atende cerca de 100 mil pessoas de cerca de 90 bairros. A obra realizada hoje vai impactar diretamente os moradores dos bairros Campestre, Santa Helena, Dona Antônia, Monjolinho, Sete Barrocas, Passa Cinco, Serrote, Água Branca, Chicó, Jardim Califórnia, Pauliceia, Novo Horizonte, Jardim Planalto, São Jorge e a área rural do Volta Grande.

A troca de motores, bombas e demais serviços na EE Marechal integram as ações do Plano Diretor de Saneamento de 2010 e só foram realizadas agora, nesta gestão.

Obra do Semae foi realizada em três etapas na casa de bombas na Estação Elevatória Marechal

As obras na EE Marechal começaram em setembro do ano passado e foram divididas em três etapas. Na primeira, em setembro, foi feita a troca dos cabos de alimentação entre o quadro geral e os motores já instalados na unidade, além da instalação dos novos cabos entre o quadro geral e os painéis de dois novos motores. Também foi trocado um motor e uma válvula de retenção.

A segunda etapa, realizada em outubro de 2023, contemplou os serviços de troca do transformador e instalação dos cabos, liberando para operação dois novos conjuntos motobombas, que aumentaram a segurança dessa área com relação ao bombeamento e ao abastecimento de água.

Obra na casa de bombas da Estação Elevatória Marechal vai ampliar abastecimento de água para 36 mil pessoas

Na última etapa, realizada hoje, 06/02, foram trocados tubos e conexões antigos e que já estavam comprometidos pelo tempo de uso, com a troca de tubulação e conexões de chapa de aço, e a interligação de dois novos conjuntos motobombas na Estação Elevatória (casa de bombas) da Marechal.