Alunos da Etec Dep. Ary de Camargo Pedroso participaram de palestra da Semuttran

Com intuito de tornar o trânsito mais seguro, evitando mortes, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), realizou neste mês atividades especiais alusivas ao movimento internacional Maio Amarelo, de conscientização para redução de acidentes. Neste ano, o tema da campanha é No Trânsito, Escolha a Vida!, conforme definição do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Foram visitadas por agentes e gestores da Semuttran seis escolas, públicas e privadas, e 21 empresas da cidade, para palestras com orientações em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro.

Agentes da Semuttran realizaram ações em conjunto com a Polícia Rodoviária e Sest Senat

“Nas visitas, tanto nas instituições de ensino quanto nas empresas ligadas ao transporte, abordamos assuntos relacionados ao Maio Amarelo, como a importância de seguir as leis para evitar mortes no trânsito, usar o cinto de segurança e não mexer no celular enquanto dirige, e também do quão fundamental é o respeito entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres”, explicou Ricardo Piton, chefe de Educação e Segurança no Trânsito da Semuttran. Além dele, as visitas foram feitas por equipe formada por Graziela Rizza, Marcelo Neiva Túlio e Edson Donizetti Augusti.

Ainda conforme Piton, entre as escolas e as empresas visitadas, pelo menos 1.200 pessoas participaram das atividades, sendo cerca de 250 estudantes e 950 funcionários das empresas, além de todos os alunos das unidades de ensino que compareceram neste mês ao Ciet (Centro Infantil de Educação no Trânsito). As visitas nas unidades de ensino ocorreram em parceria com o Poder Legislativo e as visitas nas empresas aconteceram com o Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

Ações de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da cidade ao longo do mês – Foto Guilherme Valdanha

“Nosso intuito é cada vez mais divulgar a importância de todos estarem cientes do correto comportamento no trânsito, visando a segurança e evitando mortes. Fizemos várias ações ao longo do mês e vamos continuar com mais ações, para todos os públicos, das crianças aos adultos e idosos, porque nossa principal missão é tornar o trânsito mais seguro”, afirmou Jane Franco Oliveira, titular da Semuttran.

MAIS – Além das visitas em escolas e empresas, a programação do Maio Amarelo em Piracicaba teve ações de conscientização e fiscalização no trânsito, com agentes em diferentes pontos da cidade distribuindo panfletos com orientações para um trânsito mais seguro, em parceria com a GCM (Guarda Civil Municipal) e a PM (Polícia Militar), e peças veiculadas sobre o assunto em rádios, mídias sociais e em telão na Festa das Nações, que neste ano teve público de 86 mil pessoas.

Cidade tem agora oito áreas de motobox – Foto CSS

Também houve neste mês doação de sangue, por iniciativa dos próprios agentes de trânsito e guardas-civis, que diariamente veem a necessidade da transfusão de sangue em decorrência de acidentes, bem como recolhimento de carros abandonados e instalação de duas novas áreas de motobox, espaço de espera exclusivo para motocicletas em semáforos, totalizando no município oito motobox.